Neste mês de abril, a VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), maior instituição tecno-científica da Europa e presente no Brasil há 65 anos, realizou o primeiro encontro virtual de sua nova iniciativa: Cluster de PME’s. A reunião contou com a participação de 40 responsáveis por Pequenas e Médias Empresas Alemãs no Brasil.

O grupo tem como objetivo a troca de experiências entre os diretores gerais de PME’s de empresas alemãs no Brasil. “Vemos movimentos fortes dedicados aos big players do mercado, mas, dificilmente iniciativas dedicadas às PME’s que, a propósito, movimentam a maior parte da economia e também da mão de obra da Alemanha. É parte importante da nossa missão apoiar este público e sensibilizar o mercado da importância deste nicho”, afirma João Vitor Stedile, Diretor Executivo da VDI no Brasil.

A visibilidade da economia alemã normalmente é garantida por nomes como Volkswagen, BMW, Siemens, Bayer, Basf e Daimler, mas a espinha dorsal é formada pelas milhares de pequenas e médias empresas – conhecidas como Mittelstand – que possuem grande prestígio e são consideradas um verdadeiro orgulho nacional.

O Cluster de PME’s teve como tema principal a Transformação Digital para Pequenas e Médias Empresas. Questões como Cultura, Governança, Tradicionalismo, Recursos e Subsídios foram parte dos tópicos mais comentados acima do tema macro. O que ficou nítido, haja vista o ótimo nível de entusiasmo e engajamento dos participantes, é que de fato é um público que carece de iniciativas como esta e, acima de tudo, independente do setor de atuação, os problemas são os mesmos ou, no mínimo, muito parecidos. Tornando as discussões extremamente ricas para os diretores presentes.

Clusters VDI-Brasil

Os Clusters são grupos de trabalho conduzidos por membros da diretoria da VDI-Brasil e visam mapear, adaptar e disseminar boas-práticas alemãs publicadas como diretrizes pela matriz da Associação na Alemanha.

A participação nos clusters é exclusiva para associados VDI-Brasil. Para saber como se associar escaneie o QR Code abaixo.