7 de agosto de 2018

A VDI-Brasil foi premiada hoje (2/8) com o Troféu Manufatura Avançada pela colaboração no projeto “Demonstrador de uma Linha Conceito da Manufatura Avançada, a Indústria 4.0 no Brasil”, desenvolvido e idealizado pela ABIMAQ, juntamente por um grupo de empresas e o Senai. O projeto funciona como laboratório aberto para demonstração de mais de 20 tecnologias integradoras da Indústria 4.0.

O projeto, que já tem três anos, passou por uma mudança neste ano ao criar clusters com a participação de empresas, universidades e institutos de pesquisa. A proposta era que estes atores pudessem ampliar o diálogo com o público sobre os conceitos e tecnologias que compõem a Indústria 4.0. A VDI-Brasil foi uma das convidadas para participar do projeto.

O Diretor Executivo da VDI-Brasil, Johannes Klingberg, recebeu o prêmio em nome da instituição, agradeceu a oportunidade e pontuou a importância do trabalho conjunto para ampliar o debate sobre Indústria 4.0 no Brasil.

A engenharia está muito próxima da transformação digital. Trata-se de um tema bem recorrente entre toda a comunidade de engenheiros, que estão tanto nas universidades quanto nas empresas e institutos de pesquisa, buscando formas de inovar e tornar a transformação digital na indústria uma realidade para todo o setor.

Além da VDI-Brasil, foram premiadas também mais 11 instituições de apoio, entre elas o Centro Universitário FEI; o Instituto Mauá de Tecnologia; o Instituto Senai Metal Mecânica (RS); o Senai-SP; a ABDI; o BNDES; o MCTIC; o CNPq; a Desenvolve SP; a Fapesp e a Finep.

Além das instituições de apoio, as 32 empresas realizadoras também receberam o troféu. Entre elas estavam as associadas Prensas Schuler, que também foi uma das patrocinadoras do projeto, e a Siemens.

O projeto foi apresentado na Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos – FEIMEC em 2016 e 2018 e na Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial – EXPOMAFE em 2017.

Demonstrador de Manufatura Avançada

O projeto do Demonstrador de Manufatura Avançada é inteiramente composto pela linha de produção de uma fábrica como um cockpit com os sistemas de controle e gestão do processo produtivo. Os clusters são responsáveis por fazer a apresentação das tecnologias empregadas, como Realidade Aumentada, Comunicação Máquina a Máquina, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Virtual.