Na última segunda-feira (11/11), foi realizada a entrega de equipamentos doados pela ifm electronic ao Laboratório Fábrica do Futuro da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP). A ifm é uma das associadas da VDI-Brasil, que intermediou os contatos para que essa parceria fosse firmada, com o objetivo de aproximar empresas e universidades.

“Nós entramos em contato com a VDI-Brasil para verificar, dentro de seu networking, alguma universidade com estratégias afins às nossas que pudéssemos doar alguns de nossos produtos. Bastante empenhada, a equipe da VDI entrou em contato com o prof. Eduardo Zancul, um dos responsáveis pela Fábrica do Futuro, na Poli USP. Fomos conhecer a iniciativa e ficamos surpreendidos, pois ela está completamente alinhada ao que a VDI e a ifm vêm promovendo: a indústria conectada”, conta Vinicius Lopardo Eulálio, marketing manager da ifm Brasil.

Segundo ele, “hoje, na prática, é bastante difícil conhecer empresas que já estão rodando na sua total efetividade, automatizadas da forma como a I4.0 propõe. O mais próximo disso são pequenas aplicações dentro das organizações. Esse projeto está totalmente alinhado ao que procuramos e queremos para o futuro”.

Por conta disso, o Laboratório do Futuro da Poli USP e a ifm Brasil firmaram um convênio de cooperação. Uma das iniciativas é, justamente, a doação dos produtos desenvolvidos pela empresa. Outras possíveis iniciativas incluem visitas e capacitações de clientes e time interno da ifm, eventos internos, dentre outras frentes, conforme demandas.

“Doamos essa primeira remessa, com cerca de 300 produtos. A ifm e a USP estão bastante alinhadas quanto a esse projeto da Fábrica do Futuro, pensando na mensagem da Indústria 4.0 e, com isso, conectadas com tudo o que a VDI vem difundindo e buscando no Brasil”, complementa Eulálio.

A Fábrica do Futuro

A Fábrica do Futuro é um laboratório que simula a produção de uma indústria inteligente, com recursos tecnológicos avançados e produtos personalizados. O projeto é coordenado pelo curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP, e visa envolver estudantes com a Indústria 4.0.

Segundo Johannes Klingberg, Diretor Executivo da VDI-Brasil, “o conceito desse laboratório vem da Alemanha, pois trata-se de uma fábrica de aprendizagem. A fábrica serve tanto para projetos de pesquisa, quanto para a demonstração dos conceitos para empresas e para a sala de aula, de fato. Para a VDI é, sem dúvidas, muito importante apoiar iniciativas como essa, que aproximam universidade e empresa, contribuindo positivamente e ativamente para o ecossistema de inovação no país”, explica.

“Estamos muito satisfeitos e felizes com essa parceria. A doação que a ifm eletronic fez para a Fábrica do Futuro nos dá acesso a uma ampla variedade de componentes de alta tecnologia para o desenvolvimento da Indústria 4.0. Esses produtos serão usados para apoiar o ensino de graduação e pós-graduação, e também em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento”, finaliza Eduardo Zancul, professor responsável pelo laboratório.

Compartilhe isso:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin