(+55 11) 4210-4730 – Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha

Biblioteca

Tecnologia para criação sustentável de animais e produção agrícola

min de leitura

Em outubro, o departamento VDI Max-Eyth-Gesellschaft Agrartechnik (MEG), da Alemanha, publicou a segunda parte do seu roteiro VDI “Tecnologia Agrícola 2030” sobre engenharia e pesquisa tecnológica para a pecuária sustentável.

Os campos de pesquisa são apresentados como exemplos para as áreas de avicultura, suinocultura e pecuária. O grupo de autores, liderado pelo Prof. Wolfgang Büscher, da Universidade de Bonn, está discutindo isso com o objetivo de atender aos requisitos de bem-estar animal, reduzir as emissões ambientais e de gases de efeito estufa, bem como a produção de energia e a reciclagem interna eficiente.

Hoje, já há o uso de alguma automação e robótica na pecuária. Os sistemas de ordenha automática fazem parte do que há de mais moderno na pecuária leiteira há muito tempo. No entanto, existe uma necessidade significativa de digitalização. Ainda há um longo caminho a ser percorrido até que o tratamento individualizado dos animais de criação se torne a base para melhorar o bem-estar animal, reduzir a poluição ambiental e melhorar a utilização dos recursos.

Com o roteiro, a VDI não quer apenas atender à necessidade de ação na área da agricultura e da tecnologia agrícola, mas também estimular o diálogo com a política e a sociedade. Declarações estratégicas fiáveis ​​dos políticos sobre o futuro da pecuária na Alemanha e na Europa são essenciais para a região, mas também para a investigação e a futura transferência de tecnologia. Conceitos sustentáveis ​​de longo prazo também são necessários para pesquisa e ensino em universidades e faculdades.

Dr. Markus Demmel, presidente do departamento VDI Max-Eyth-Gesellschaft Agrartechnik, está confiante. “Depois que a Parte 1 da nossa agenda de pesquisa sobre tecnologia para produção vegetal sustentável recebeu uma boa resposta, agora estamos satisfeitos com a publicação atual sobre tecnologia na pecuária, pois vamos poder apresentar requisitos de investigação para todo o setor agrícola.”

Mecanização e automação da produção agrícola sustentável

A publicação mostra o caminho para os campos de investigação estratégicos para a mecanização e automatização da produção agrícola sustentável até 2030. “O financiamento da investigação requer análises e previsões bem fundamentadas do desenvolvimento tecnológico. Com o roteiro, estamos dando essa contribuição”, afirma o Prof. Peter Pickel, porta-voz da plataforma europeia Agricultural Engineering and Technologies (AET).

Tendências da tecnologia agrícola

O roteiro apresenta as tendências da tecnologia agrícola que serão utilizadas para gerir as terras agrícolas nesta década. Os especialistas veem o maior potencial na melhoria da gestão de processos, na introdução de tecnologias digitais e na utilização de energias renováveis ​​em todas as áreas da agricultura.

Os seguintes campos específicos de investigação para a mecanização na produção vegetal foram derivados e descritos a partir da análise do desenvolvimento tecnológico no setor agrícola: transformação digital, automação, robótica, autonomia, novas máquinas e sistemas, conceitos de energia alternativa e sustentável.O roteiro VDI “Tecnologia Agrícola 2030 – Agenda Estratégica de Pesquisa, Parte 1: Produção Vegetal Sustentável” destina-se, especificamente, aos envolvidos em pesquisa e desenvolvimento, aos responsáveis ​​pela orientação estratégica da agricultura e da política agrícola, e aos tomadores de decisão para a licitação de pesquisar projetos.

Leia Também

Principais tendências tecnológicas estratégicas do Gartner para 2024

Ecodesign – pensar de forma sustentável de A a Z

As cortinas subaquáticas podem impedir o derretimento das geleiras?

Ferramentas de IA que ajudam no trabalho do engenheiro

Principais tendências tecnológicas estratégicas do Gartner para 2024

Ecodesign – pensar de forma sustentável de A a Z

As cortinas subaquáticas podem impedir o derretimento das geleiras?

Ferramentas de IA que ajudam no trabalho do engenheiro

Recuperar senha