25 de abril de 2019

A Inovação, tema central da EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, de 7 a 11 de maio, no São Paulo Expo, ganha um importante reforço com a realização do Roadshow VDI: Aplicação de diretrizes oficiais alemãs à indústria 4.0 no Brasil.

Organizado pela VDI Brasil (Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha) e voltado para tomadores de decisão com autonomia para implementação de projetos rumo à Indústria 4.0, o evento tem como objetivo demonstrar os benefícios da aplicação de boas práticas alemãs documentadas de forma objetiva e acessível nas diretrizes da VDI para a indústria no Brasil.

Neste contexto, as diretrizes focam na elaboração de um planejamento estratégico sólido que garanta que os potenciais de valor adicionado por tecnologias digitais sejam de fato explorados. Ao orientar empresas sobre qual modelo se encaixa melhor em função de porte, setor e objetivos individuais, a diretriz promove a compatibilidade dos projetos de transformação ao longo de diferentes cadeias de valor, especialmente a diretriz VDI/VDE 4000 com sua ênfase em uma visão holística de Indústria 4.0, que será publicada em junho deste ano.

A tecnologia será discutida em detalhe e validada por meio de depoimentos de empresas usuárias em diferentes estágios de maturidade digital. As apresentações são precedidas pela palestra de abertura “VDI: Diretriz VDI 4000 – A importância de embasar o uso de tecnologias digitais em um planejamento estratégico”.

“A diretriz VDI/VDE 4000 define indústria 4.0 como um conceito de gestão no qual tecnologia digital é aplicada de forma estratégica a fim de aumentar a agilidade da empresa. Ao invés de falar das inúmeras possiblidades tecnológicas, o Roadshow VDI visa mostrar a partir de depoimentos práticos, o que motivou os tomadores de decisão a aplicar determinada tecnologia digital, quais medidas complementares foram adotadas e qual foi o resultado obtido”, explica o Diretor-Executivo da VDI-Brasil, Johannes Klingberg.

O Roadshow VDI acontece no dia 8 de maio, segundo dia da EXPOMAFE 2019, no mezanino do São Paulo Expo (Sala 203). A participação se dá mediante inscrição prévia neste link e é gratuita para associados da VDI. Para associados da ABIMAQ, o investimento é de R$ 100,00 e para não associados de nenhuma das entidades, R$ 120,00. Há pacotes promocionais para grupos acima de cinco participantes. O evento dá direito a certificado e acesso à EXPOMAFE 2019.

 

SERVIÇO

Roadshow VDI: Aplicação de diretrizes oficiais alemãs à indústria 4.0 no Brasil.

Dia 8 de maio, das 14h30 às 17h30

Local: Mezanino do São Paulo Expo (Sala 203), durante a EXPOMAFE 2019

Informações e inscrições AQUI.

 

Sobre a VDI-Brasil

Fundada em 1956, em São Paulo, e atualmente presidida pelo engenheiro Mauricio Muramoto, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) desenvolve soluções para a cooperação em engenharia, tecnológica e inovação entre os dois países.

A associação oferece a engenheiros da academia e indústria uma plataforma de cocriação de soluções para desafios comuns dos dois países. Fruto desta discussão técnica conduzida por clusters temáticos, são derivados uma série de projetos de colaboração, publicações, eventos, simpósios e cursos.

A VDI é reconhecida mundialmente e tem sua matriz na Alemanha, com mais de 155 mil associados, sendo a maior associação tecnocientífica da Europa. No Brasil, está instalada desde 2018 no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em meio a Cidade Universitária.

 

Sobre a EXPOMAFE 2019

Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamento e Informa Exhibitions, a EXPOMAFE 2019 vai apresentar as últimas inovações de mais de 750 marcas nacionais e internacionais em acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D.

São esperados mais de 55 mil visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países; entre eles, compradores, engenheiros, técnicos, executivos e coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do setor metalmecânico, técnicos em logística, fabricantes de máquinas e equipamentos e demais profissionais das áreas de engenharia, industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura

O credenciamento antecipado e gratuito está aberto e pode ser feito no site da feira: https://www.expomafe.com.br/pt/credenciamento.html.

 

REALIZAÇÃO

ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa mais de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions, divisão de exposições globais da Informa PLC, permite que as comunidades em todo o mundo se engajem, experimentem e façam negócios, fornecendo-lhes plataformas poderosas para se conectarem a regiões-chave e mercados verticais. O conhecimento do setor, aliado a uma abordagem inovadora e centrada no cliente, oferece aos clientes e parceiros da Informa Exhibitions a oportunidade de criar vantagens comerciais e acessar os mercados, tanto digital quanto presencial, 365 dias por ano.

Sobre a Informa PLC

A Informa PLC é um grupo líder internacional de serviços de informações entre empresas que opera em mais de 30 países. Nós criamos feiras lideradas por transações e eventos baseados em conteúdo, dados de especialistas, produtos de serviços de inteligência e marketing, bem como pesquisas acadêmicas e conteúdo acadêmico especialista orientado por referências. Nossos produtos e serviços ajudam empresas e profissionais a se conectar, aprender, fazer negócio e conquistar uma vantagem sobre a concorrência. A Informa é cotada na Bolsa de Valores de Londres e é membro do FTSE 100.

 

EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial

Data: 7 a 11 de maio de 2019

Horário: Das 10h às 19h (dia 11, das 9h às 17h)

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio oficial: Romi

Expositores: mais de 750 marcas nacionais e internacionais

Setores: acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D

Público: mais de 55 mil compradores e visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países

Entrada: profissionais do setor, mediante credenciamento gratuito pelo site https://www.expomafe.com.br/pt/credenciamento.html

Mídias Sociais: facebook.com/expomafe / Linkedin: company/expomafe