14 de julho de 2021

A Plattform Industrie 4.0 – plataforma de Indústria 4.0 do governo alemão – e o CESMII – Instituto Nacional dos Estados Unidos sobre Manufatura Inteligente, estão trabalhando juntos para impulsionar a transformação digital da manufatura. A parceria entre as instituições tem como objetivo promover a interoperabilidade compartilhando habilidades e competências. Os primeiros resultados da cooperação foram apresentados na feira Hannover Messe 2021 – uma das maiores feiras de negócios do mundo.

A Alemanha e os Estados Unidos estão entre as cinco principais potências manufatureiras mundiais. Ambos fabricantes compartilham uma rede interconectada de instalações e fornecedores, incluindo pequenas e médias empresas. Neste contexto, a Plattform Industrie 4.0 e o CESMII estão anunciando sua parceria para enfrentar desafios e necessidades semelhantes relacionados à Industria 4.0.

A Plattform Industrie 4.0 é a rede central da Alemanha para o avanço da transformação digital da manufatura. Ela envolve mais de 350 atores de mais de 150 organizações atuando em diversas frentes e apoia empresas alemãs, promovendo ações para a implementação da Indústria 4.0. Os exemplos de cooperação internacional na plataforma destacam seu papel significativo no debate global da Indústria 4.0.

O CESMII atua na adoção da Manufatura Inteligente (SM), conduzindo a transformação cultural e tecnológica nas empresas, por meio da integração de sensores avançados, dados, plataformas e controles para impactar radicalmente o desempenho da manufatura, por meio de melhorias mensuráveis em áreas como: qualidade, rendimento, custos/lucratividade, segurança, confiabilidade de ativos e produtividade de energia.

A Platform Industrie 4.0 promove o desenvolvimento da Industria 4.0 na Alemanha por meio de conceitos pré-competitivos, recomendações e casos de uso para aplicação prática. Já o CESMII atua no apoio a pesquisa e desenvolvimento, fornecendo ferramentas e testes para novas tecnologias como parcerias público-privadas e criando conteúdo para educar a próxima geração de fabricantes inteligentes.

Para viabilizar a cooperação entre os dois países foram realizadas tarefas importantes para a área, incluindo discussões sobre interoperabilidade semântica, criação de plataformas de compartilhamento de dados, desenvolvimento de habilidades de força de trabalho e a promoção da produção sustentável.

A padronização da tecnologia é necessária para garantir a interoperabilidade em diferentes sistemas de TI/OT. Uma grande conquista de ambas as redes foi entender a tecnologia e a terminologia usadas pelas soluções técnicas das duas iniciativas para garantir a interoperabilidade de ativos entre países e domínios. O desenvolvimento de competências e habilidades da força de trabalho é essencial para continuar o caminho da inovação e para impulsionar a adoção. Esses são esforços altamente complementares que ajudarão os EUA e a Alemanha a garantir que diferentes sistemas se comuniquem e troquem informações com base em padrões comuns que são mutuamente benéficos internacionalmente.

Uma grande conquista de ambas as redes foi entender a tecnologia e a terminologia usadas pelas soluções técnicas das duas iniciativas para garantir a interoperabilidade de ativos entre países e domínios.

A parceria entre duas fortes potências da indústria torna evidente a importância da cooperação para o desenvolvimento de novas soluções e iniciativas que contribuem diretamente para o progresso do setor como um todo.