Instituições visam disseminar boas práticas em engenharia, tecnologia e inovação,em contribuição para a competitividade da indústria no País

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva anuncia a parceria institucional recém-firmada com a VDI-Brasil – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, cujo objetivo é oferecer conteúdos de referência ao mercado brasileiro, com foco em engenharia, tecnologia e inovação, por meio de iniciativas em conjunto como lançamento de publicações e realização de treinamentos, seminários e palestras.

Na avaliação de Ingo Pelikan, presidente do IQA e gerente sênior de Gerenciamento de Fornecedores da Mercedes-Benz, a parceria representa a união de forças especializadas para diversas frentes de atuação, como qualificação de pessoas. “Iremos oferecer formações técnicas com informações de ponta para o mercado brasileiro, em sintonia com o que há de referência no mundo”, diz.

De acordo com Mauricio Muramoto, presidente da VDI-Brasil, as sinergias entre as instituições permitem disseminar boas práticas de engenharia, tecnologia e inovação em contribuição para a competitividade da indústria no País. “O IQA é um respeitado organismo de certificação e a VDI-Brasil é uma plataforma de excelência em engenharia”, afirma.

Pelikan adianta que a primeira ação em conjunto desta parceria institucional foia realização de um webinar em abril, com foco em tecnologia de aparafusamento. “Mesmo neste período de isolamento, trabalhamos fortemente com o escritório da VDI no Brasil para que possamos qualificar profissionais e oferecer outras ações mesmo no cenário atual. E teremos novidades em breve”, ressalta.

O presidente da VDI-Brasil avalia os impactos da parceria sobre os desafios atuais, que reforçam a importância de agilidade na tomada de decisão das empresas como o princípio mais relevante da indústria 4.0. “Em colaboração com o IQA, vamos ajudar as empresas a adotarem este princípio na prática e em conformidade com padrões internacionais”, conta.

Para Muramoto, a parceria com o IQA representa oportunidade para aumentar o alcance dos manuais de boas-práticas alemãs que estão sendo adaptados pela VDI-Brasil para o mercado nacional. “O IQA – com excelente reputação técnica junto à indústria no Brasil e com foco em resultados tangíveis para a qualidade – trará resultado significativo para essa parceria”, avalia.

O presidente do IQA aponta que é uma satisfação para o Instituto, entre tantas organizações de referência em qualidade e engenharia no mundo, ser escolhido como parceiro local no Brasil. “É também uma grande oportunidade de contribuir para a competitividade do setor com o que existe de mais referência no mundo, colocando o Brasil cada vez mais nesta cadeia global”, destaca.

Com matriz na Alemanha e filial no Brasil, a VDI-Brasil desenvolve soluções para cooperação em engenharia, tecnologia e inovação entre os dois países. Assim, a associação oferece a engenheiros da academia e da indústria uma plataforma que possibilita a cocriação de soluções para desafios comuns ao Brasil e à Alemanha.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro. Acesse o site www.iqa.org.br.

 

Compartilhe isso:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin