No mês de setembro de 2020, as instituições alemãs VDMA (Associação Alemã de Fabricação de Máquinas e Instalações Industriais) e ZVEI (Associação Central da Indústria Elétrica e Eletrônica), em parceria com vinte empresas industriais alemãs fundaram a “Industrial Digital Twin Association” (IDTA). A associação tem como objetivo promover a utilização e a aplicação do roadmap ‘Administração Shell de Ativos (AAS) – gêmeo digital da indústria de transformação’. Desenvolvido, principalmente, pela Plattform Industrie 4.0, o documento é um componente central da Indústria 4.0.

Tecnologia Chave para Indústria 4.0: The Digital Twin

Em aplicações de Indústria 4.0, o Digital Twin serve como uma interface entre os produtos industriais físicos e o mundo digital. Isso permite que a disponibilidade contínua de dados seja mapeada ao longo de todo o ciclo de vida, desde o planejamento e o desenvolvimento do produto, a produção e o comissionamento até o uso e a reciclagem. Isso está associado ao potencial de novos modelos de negócios para fabricantes de equipamentos de pequeno e médio porte, bem como para grandes usuários finais, por exemplo, nas indústrias automotiva e de processo.

O Asset Administration Shell (AAS) envolve tanto a imagem virtual quanto a interface de comunicação interoperável de um componente de hardware ou software na fabricação. Os dados operacionais de uma fresadora, por exemplo, podem ser armazenados por meio do AAS. Ao mesmo tempo, a máquina pode ser controlada ou ter seus dados lidos através do AAS.  Isso estabelece as bases para a aplicação de IA e novos modelos de negócios.

Âncora tecnológica para PMEs

A organização do usuário é um dos pontos principais que desenvolve o AAS conceitualmente e em termos de conteúdo, em uma abordagem de código aberto -integrando submodelos e modelos de informação (por exemplo, especificações OPC UA Companion) na direção da padronização internacional. Ao mesmo tempo, também contribui para os fabricantes de componentes e sistemas, empresas de engenharia mecânica, e empresas de software e usuários, que podem desenvolver treinamentos e consultorias que orientarão a implementação de seus próprios aplicativos AAS. A garantia de qualidade, o licenciamento e a certificação de AAS criam uma proposta de valor sólida e segurança de investimento.

Sobre a Plataforma Industrie 4.0

A Plattform Industrie 4.0 é a rede central na Alemanha para o avanço da transformação digital na manufatura. A plataforma possui mais de 350 membros ativos – de mais de 150 instituições – atuando em estreita cooperação com política, negócios, ciência, sindicatos e associações na Alemanha. A Plattform apoia empresas alemãs na implementação da Indústria 4.0 por meio de exemplos práticos, ofertas de informações e recomendações de ações. As numerosas colaborações internacionais da instituição ressaltam seu forte papel no debate internacional da Indústria 4.0.

 

Se você se interessou por esse assunto, confira o nosso artigo ‘Entenda a transição para o Gêmeo Digital’, disponível na Biblioteca VDI-Brasil de artigos exclusivos.

 

Gostou desse texto? Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos.