19 de julho de 2022

Com o intuito de contribuir para um universo mais igualitário na engenharia, ampliando o número de mulheres que lideram a evolução na Indústria 4.0, a VDI-Brasil lançou em 2020 o programa Industry4Her. 

A iniciativa nasceu com o objetivo de ampliar o número de mulheres que lideram a evolução na Indústria 4.0 no país. O programa cria uma plataforma de interação, mentorias, capacitações, programas motivacionais e atividades para ampliar o networking e conhecimento das participantes.

Em 2022, a Accenture Brasil passou a ser parceira e co-organizadora do projeto junto à VDI-Brasil, representando um grande marco para impulsionar o programa e alavancar seu crescimento, graças à expertise da empresa.

Segundo os dados divulgados no Global Gender Gap Report 2022, pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa o 94º lugar no ranking mundial, composto por 146 países, no quesito disparidade de gênero no trabalho. A participação das mulheres em cargos político, sênior e gerencial diminuiu 1% em relação ao último ano, enquanto a proporção de trabalhadores do sexo masculino na mesma categoria aumentou proporcionalmente. Já a igualdade salarial alcançou uma melhora, com um aumento de apenas 0,017%. 

O estudo aponta ainda que, no ritmo atual de progresso, levará 132 anos para atingir a paridade total. Foi com base nesse cenário que o Industry4Her​ surgiu com o objetivo de disseminar os impactos e mudanças que a Indústria 4.0 vem trazendo principalmente para o setor industrial. Para a VDI-Brasil o aumento da representação feminina na Indústria 4.0 é um tema prioritário e seu resultado depende essencialmente da capacidade de superar restrições à diversidade de ideias e pessoas. 

“Em meio a tanta inspiração, tive a ideia de criar um programa de qualificação de mulheres em Indústria 4.0 pela VDI, o Industry4her. No Dia Internacional das Mulheres de 2022, o programa iniciou seu primeiro ciclo junto à Accenture, com a missão de qualificar a equipe,  clientes, parceiros e nossas mulheres em recolocação ou estado de vulnerabilidade”, afirma Renate Fuchs, 1ª vice-presidente mulher da VDI-Brasil e diretora na Accenture Brasil.

Desenvolvimento

Jordana Arruda, participante da 1ª edição do programa e também mentora expert de Design Thinking a partir da 3ª edição, afirmou que, no programa, pôde compreender o poder das relações de confiança e da postura colaborativa. Além da importância da equidade, do diálogo e da inclusão. “Ao Industry4Her minha eterna gratidão por ter me permitido dar um passo tão importante na minha busca pessoal do que me define e de quem busco ser.

Para a criação do programa, a VDI-Brasil e a Accenture Brasil utilizaram tanto sua expertise no tema Indústria 4.0 – sendo a VDI uma das instituições que participou ativamente da criação e desenvolvimento do conceito na Alemanha – como também das suas conexões nacionais e internacionais com organizações líderes na transformação digital. 

Na primeira edição do Industry4Her, lançada em maio de 2020, foram registradas mais de 450 candidaturas, dentre as quais 24 engenheiras foram selecionadas com base em sua motivação de contribuir para maior representatividade de mulheres na indústria. O projeto ocorria anualmente e comportava 24 mulheres por edição. A partir de 2022 o projeto teve um salto importante em seu crescimento, sendo que atualmente são realizadas 3 edições por ano, e a turma de participantes está crescendo, com o objetivo de comportar 100 mulheres por edição.

Outra conquista importante é a ação social realizada pelas empresas que patrocinam o projeto. Ao patrocinar uma mulher de sua empresa para participar do programa, a empresa também patrocina os custos de participação de mulheres em recolocação no mercado e que se interessam e atuam na Indústria 4.0. O objetivo é criar novas oportunidades para essas mulheres e fortalecer seu networking e rede de apoio.

Além do treinamento, também são realizados  webinars com mulheres que alcançaram o topo de empresas de destaque, compartilhando suas experiências, conquistas, dificuldades e realizações ao longo de suas carreiras inspiradoras. Os episódios da série são transmitidos ao vivo pelo canal da VDI-Brasil no Youtube e abertos ao público.

“O Industry4Her é um belíssimo programa que promove a capacitação e equidade das mulheres em relação aos homens no ambiente de trabalho, principalmente em posições de liderança. Parabéns a todas as participantes, além de todos que tem contribuído para que este programa seja um grande sucesso!” Evandro Ciarlo, Gerente Industrial e de Logística da Faber Castell Brasil. 

O Programa

O programa tem duração de 3 meses e é composto por:​ 

– Módulos Técnico ministrados por universidade parceira com objetivo de transmitir o conteúdo necessário para nivelar as participantes no tema da Indústria 4.0;​

– Soft Skills voltados ao desenvolvimento de liderança: Com cases de sucesso de empresas líderes de mercado com casos reais de aplicabilidade na Indústria.

– Sessões de Projeto e mentoria com foco em auxiliar as participantes no desenvolvimento de um projeto de mercado, proposto pelas empresas patrocinadoras, por meio da metodologia do Design Thinking;​

– Sessões com especialista de diferentes áreas e setores para discussão de desenvolvimento de carreira e cases de sucesso em empresas nacionais e multinacionais

– Webinars: Entrevistas com as Top líderes femininas de empresas multinacionais conceituadas para compartilhar suas experiências pessoais e profissionais, desafios e realizações ao longo de suas carreiras.

Júlia Kauane, participante da 2ª edição do programa, afirmou que teve o privilégio de compartilhar encontros com engenheiras de diversas disciplinas e conhecer projetos reais de empresas. Em um ambiente seguro e acolhedor pude desenvolver projetos, aplicando os conceitos na prática, e consolidando o conhecimento adquirido nessa jornada. “Agradeço a todos os profissionais que fazem desse projeto uma realidade, vocês fizeram a diferença no meu mundo.”

Até o momento, já foram realizadas três edições do programa e mais de 100 mulheres foram capacitadas e motivadas a assumir posições de liderança na Indústria 4.0.

“Considero o Industry4her como um grande sucesso, que agrega muito valor para a nossa organização e sociedade. A maior inclusão de mulheres em geral e especial no ambiente industrial promove soluções mais sustentáveis. Nossas evidências são vários talentos femininos que participaram do programa nos últimos três anos e hoje atuam como agentes com focos em soluções, combinando conhecimentos modernos de engenharia com digitalização e liderança com soft skills.” Robert Madersdorfer, Executive Manager Sites and Intercompany Business da LANXESS. Saiba mais informações sobre a iniciativa pelo site: https://www.vdibrasil.com/industry4her/