De acomodações de propriedade da empresa a portos e seus próprios hospitais: as fábricas deixaram de ser somente um local para trabalho. Algumas, no mundo, já são tão grandes que se assemelham a pequenas cidades. A maior instalação de produção, com 6,5 milhões de metros quadrados, fica na Alemanha. O portal alemão Ingenieur.de divulgou a lista das dez maiores fábricas do mundo. Confira!

Elas são enormes e empregam milhares de pessoas, além disso, algumas oferecem sua própria infraestrutura, como moradia, centro comercial, instalações médicas e corpo de bombeiros próprio. As maiores instalações de produção do mundo são como pequenas cidades autossuficientes, onde é possível trabalhar e viver.

O agrupamento de todas as etapas de produção existentes em um ponto central e oferece grandes vantagens logísticas à empresa. A qualidade do produto pode ser medida pela eficiência da produção. As dez maiores fábricas do mundo seguiram esse princípio. Isso inclui, principalmente, grandes corporações das indústrias automotiva e de tecnologia. Os sistemas de produção eficientes e altamente automatizados falam por si. Cerca de 3.800 carros saem, por dia, da linha de montagem da maior fábrica do mundo.

O Machineseeker Group GmbH, empresa líder mundial em máquinas estacionárias usadas, pesquisou as maiores instalações de produção do mundo. A pesquisa foi divulgada no portal alemão Ingenieur.de. Confira abaixo.

  1. Rivian (Normal, EUA)

Com mais de 240 mil m², a startup Rivian Automotive LLC possui a décima maior fábrica do mundo. O inovador fabricante de carros elétricos comprou o antigo local de produção da gigante automobilística Mitsubishi Motors em 2016.  Os moradores de Normal, nos Estados Unidos, foram afetados com a demissão de duas mil pessoas devido ao fechamento da fábrica da Mitsubishi. A aquisição da fábrica pela Rivian, no entanto, ajudou a pequena cidade a seguir para uma recuperação econômica. A empresa, especializada em picapes elétricas e SUVs, foi fundada em 2009 com o objetivo de entregar os primeiros modelos produzidos da Normal ao cliente até o final de 2020.  Atualmente, a picape é um sucesso de bilheteria e, segundo a empresa, já existem 10 mil pré-encomendas. No entanto, a sede e as instalações de desenvolvimento interno da startup de tecnologia estão em Plymouth, Michigan (EUA). Rivian emprega um total de 750 pessoas. Grandes empresas como Ford e Amazon estão investindo no projeto.

  1. Fiat Chrysler (Belvidere, EUA)

A fábrica de montagem de automóveis Chrysler aparece em 9º nesta lista. Foi construída na década de 1960 e, atualmente, emprega cerca de 3,9 mil pessoas. Chrysler é uma marca americana tradicional com raízes históricas. Após a fusão com a Fiat, a planta foi completamente renovada em 2016. Desde então, o Jeep Cherokee foi produzido em uma área de 1,1 km². Durante muito tempo, foi um dos modelos mais populares e mais vendidos do grupo nos EUA. No entanto, devido à falta de demanda, a produção é interrompida brevemente em intervalos irregulares. No ano passado, 1,2 mil veículos saíram da linha de montagem todos os dias.

  1. Tesla (Fremont, EUA)

O Grupo Tesla se concentra na eletromobilidade no segmento premium. Consequentemente, a principal fábrica do Grupo está equipada com um ambiente de trabalho exclusivo e uma ampla gama de ofertas para os funcionários. Está localizado em Fremont, na Califórnia, e estabelece padrões completamente novos em termos de tamanho e modernidade. A grande fábrica ocupa uma área de 1,5 km² – construída pela General Motors em 1962 e completamente renovada após a aquisição pela Tesla em 2010. Pisos claros e clarabóias, centro médico, lanchonete, academia e centro de treinamento contribuem para o ambiente de trabalho positivo. Os modelos Tesla S, X e 3 são fabricados por mais de 10 mil funcionários, em uma área de mais de 150 hectares. Apesar da queda nas vendas, a Tesla planeja equipar a planta com linhas de produção adicionais nos próximos anos. Com um total de 48 mil funcionários, a Tesla já é um dos maiores empregadores da Califórnia.

  1. Daikin (Waller, EUA)

A sétima no ranking é a Daikin Texas Technology Park, com uma incrível área total de 2 km². O parque está localizado em Waller, perto da capital do Texas em Houston, EUA. A Daikin é a terceira maior instalação de fabricação nos Estados Unidos. A empresa japonesa é especializada em sistemas de ar condicionado. A planta foi inaugurada em maio de 2017 e consumiu cerca de 275 mil metros cúbicos de concreto e quase seis mil toneladas de aço quando foi construída. A própria fábrica possui um sistema de produção de ponta que utiliza uma linha de produção modular. Existem também 315 pontos de embarque e recebimento e um departamento de desenvolvimento com 19 laboratórios próprios. Atualmente, a Daikin emprega cerca de oito mil pessoas na unidade de Waller.

  1. Boeing (Everett, EUA)

Cerca de 50 quilômetros ao norte de Seattle, em Everett, Washington (EUA), está localizada a gigantesca planta do grupo aeroespacial Boeing. Foi construída em 1968 para montar o Boeing 747. Para poder fabricar três novos modelos de aeronaves, os Boeing 767, 777 e 787, a fábrica foi ampliada em 1993 e agora abrange 2,8 km² de área construída e 68 hectares de pistas e táxis. O grande salão de produção, com 399.480 m² e 13.385.378 m³, é o segundo maior edifício do mundo depois do New Century Global Center, em Chengdu. A fábrica está aberta para os turistas visitarem. Na visita guiada, é possível experimentar a criação de uma aeronave nas várias etapas de fabricação e descobrir sobre a história e o futuro da indústria aeroespacial no próprio museu da empresa. A Boeing conseguiu entregar um total de 380 aeronaves em 2019, e a tendência é que esse número aumente.

  1. Fábrica da Mercedes-Benz (Sindelfingen, Alemanha)

Com uma área total de mais de 2,9 km², a planta da Mercedes-Benz da Daimler AG, em Sindelfingen, Alemanha, ocupa o quinto lugar no ranking global. Além de muitas outras instalações comerciais e de fabricação do grupo Mercedes-Benz, a fábrica em Sindelfingen mostra-se a mais tradicional. Ela emprega cerca de 25 mil pessoas de 20 municípios vizinhos. Cerca de 10 mil deles trabalham em pesquisa e desenvolvimento e em outras áreas centrais. O site também abriga o próprio centro de pesquisa do Grupo e o departamento de desenvolvimento e design. Além disso, a Factory 56 foi uma das instalações de produção mais modernas do mundo, na qual processos e tecnologias inovadoras foram usadas ​​na fabricação de veículos. Ela existe há mais de 100 anos e é o centro de competência para a produção de veículos na área de vendas alemã. No futuro, também está planejada a montagem de veículos elétricos de luxo e de classe luxuosa, bem como a produção interna de baterias. A capacidade de produção é de cerca de 2.250 veículos por dia.

  1. Foxconn (Loghua, China)

A Foxconn possui 25 fábricas, 20 delas na China. A empresa também é uma das maiores fornecedoras da Apple, com a quarta maior fábrica do ranking mundial no distrito de Loghua, na metrópole chinesa do sul de Shenzhen. A fábrica de 3 km² também é conhecida como Foxconn City. A empresa emprega cerca de meio milhão de pessoas, que trabalham e moram no local.

  1. NASA (Nova Orleans, EUA)

O local de 3,4 km² da Fábrica Michoud Assemly da NASA, a leste de Nova Orleans (EUA), é a Meca da indústria espacial. Os projetos da NASA trabalham na antiga instalação de produção de guerra desde setembro de 1961 . A fabricação de peças de foguetes é uma das principais tarefas da fábrica. O Sistema de Lançamento Espacial também é fabricado neste local e deve contribuir para a exploração do espaço por volta de 2021. Para esse fim, a Michoud Assembly Factory foi equipada com um sistema de soldagem por fricção completamente novo e o maior do mundo, capaz de fabricar peças de foguetes de maior qualidade e mais duráveis. A fábrica reúne também 4,2 mil pessoas que trabalham em nome da principal operadora, a Boeing, das universidades parceiras e do governo americano.

  1. Hyundai (Ulsan, Coréia do Sul)

Cinco fábricas se agrupam em uma enorme instalação de 5,5 km². Um carro sai da esteira a cada 10 segundos. O primeiro carro produzido na fábrica foi um Ford Cortina em 1968. Desde então, a produção mudou para os carros domésticos Hyundai Kia Motor Group. A fábrica da Hyundai em Ulsan, Coréia do Sul, produziu recentemente cerca de 1,53 milhão de veículos por ano. Esse número poderia ser maior, mas a capacidade do porto da empresa, que carrega navios mercantes 24 horas por dia, 7 dias por semana não comporta quantidades maiores no momento.

Os cintos ficam parados por cerca de 6 horas durante a noite, nos fins de semana e durante as férias da empresa no verão. Além das instalações de produção, o local também possui hospital próprio, corpo de bombeiros, parque, 24 restaurantes com refeições gratuitas para os funcionários e os salários da região são os mais altos do país.

  1. Volkswagen (Wolfsburg, Alemanha)

O grupo Volkswagen, com sua principal fábrica em Wolfsburg, no leste do estado da Baixa Saxônia na Alemanha, ficou em primeiro lugar no ranking. A fábrica de 6,5 km² foi construída em 1930. Devido à sua idade, há áreas no local que foram colocadas sob a proteção de monumentos industriais. No final da década de 1930, as operações começaram sob a direção do advogado austríaco Anton Piëch, genro de Ferdinand Porsche. Não foi até muito tempo após a Segunda Guerra Mundial que os veículos de culto Beetle, Golf e Bully (VW Bus T1) foram produzidos para a população sob o nome Volkswagen. Hoje, a planta não é apenas um destino popular, mas também é equipada com alta tecnologia. O grupo emprega cerca de 60 mil pessoas apenas em Wolfsburg, aproximadamente o mesmo número de pessoas que vivem em uma cidade pequena. Cerca de 3.500 veículos saem da linha de montagem todos os dias. A infraestrutura no local compreende uma estrada de 75 km e uma rede ferroviária de 70 km. Atualmente, a Volkswagen investe muito em produção de carros elétricos. Em 24 horas, mais de 10 mil pessoas fizeram reservas para a aquisição do carro elétrico ID.3. O modelo só entrará no mercado em meados de 2020.

Compartilhe isso:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin