23 de fevereiro de 2017
A carreira de engenheiro industrial: oportunidades e desafios

A Engenharia Industrial é um setor cujo foco é direcionado, basicamente, à otimização de processos e sistemas complexos. Uma área em contínuo desenvolvimento, portanto, pois acompanha as tendências e passa a aplicá-las em diferentes etapas de determinado processo.

Com isso, fica claro que o engenheiro industrial – ou futuro profissional do ramo – encontra bastante espaço para prosperar as suas pretensões nesse segmento. Inclusive, é o terceiro curso de Engenharia mais popular nos Estados Unidos.

Mas isso não é tudo a respeito dessa notória carreira a ser seguida. E, por isso, reunimos tudo o que você saber a respeito da Engenharia Industrial neste post. Confira!

O foco da Engenharia Industrial e o perfil do seu profissional

Em essência, trata-se de um setor que coloca o engenheiro industrial frente a frente com o desenvolvimento do setor industrial, seja na instalação de equipamentos ou no acompanhamento da produção industrial como um todo.

Isso pode envolver diferentes etapas do processo produtivo, indo desde o tratamento da matéria-prima até o processo de controle de qualidade – e com destaque para 3 diferentes segmentos que o futuro profissional pode seguir:

  • Engenharia Industrial Elétrica;
  • Engenharia Industrial Madeireira;
  • Engenharia Industrial Mecânica.

Tais especializações, entretanto, exigem muito do profissional. Por isso, além do gosto pelas ciências exatas, o estudante de Engenharia Industrial deve também se interessar pelo gerenciamento e controle de produção e do processo de fabricação, além de ser curioso e interessado em propor sempre novas soluções.

Afinal de contas, este é um segmento de mercado que não pode desacelerar, uma vez que os processos industriais dependem cada vez mais de produtividade e com menos custos e equívocos em sua condução.

As principais atividades do Engenheiro Industrial

Formar-se em Engenharia Industrial pode abrir diversas oportunidades para o profissional do mercado. Afinal, é um tipo de qualificação que não abre mão de pessoas altamente produtivas para gerir toda a administração industrial, além de conferir um padrão de qualidade em seus processos.

Assim, o engenheiro industrial pode encontrar destaque em uma série de segmentos do mercado, como:

  • Organizações governamentais;
  • Institutos de pesquisa;
  • Organizações extrativistas (para os profissionais especializados na indústria madereira);
  • Automação industrial e outros setores produtivos (principalmente, para profissionais graduados em Engenharia Industrial Elétrica ou Mecânica).

Sem falar que, em uma ordem menos especializada e segmentada, o engenheiro industrial pode encontrar um lugar de destaque nos seguintes setores:

  • Petrolífero;
  • Cosmético;
  • Farmacêutico;
  • Tecnológico;
  • Autopeças;
  • Telecomunicações;
  • Geração de energia;
  • Obras portuárias;
  • Automobilística.

Ou seja: é um mercado extenso, amplo e diversificado do qual o engenheiro industrial pode trilhar o seu caminho com bastante poder de escolha.

No que consiste o curso de Engenharia Industrial

Uma série de disciplinas gerais faze parte da graduação em Engenharia Industrial, como Física, Informática, Química e Matemática, e com complementos pontuais para formar gestores com uma visão ampla do mercado, como Administração, Economia e até mesmo Psicologia.

Em seguida, é apenas a partir da habilitação escolhida que o futuro engenheiro irá se especializar no ramo desejado, com base no que vimos até aqui.

A Engenharia Industrial é sempre um bom investimento

Não é possível considerar uma aposta, a escolha pela Engenharia Industrial, pois se trata de uma área de conhecimento amplamente solidificada, com espaço para novos profissionais agregarem conhecimentos inovadores e perpetuarem o sucesso da indústria.

O que vale, inclusive, é se aprofundar no mercado para além da teoria da profissão, estabelecendo contato com outros profissionais do ramo.

E, por isso, caso você queira conhecer um pouco mais a respeito da realidade da Engenharia, convidamos você a conhecer um pouco mais a respeito da Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha!