9 de fevereiro de 2021

As tecnologias digitais chegaram ao chão de fábrica. Agora é hora da Indústria 4.0 passar para sua próxima fase. A combinação de dados e a inteligência artificial possibilitam novos serviços e modelos de negócios. Ao usar e desenvolver plataformas B2B, a indústria alemã pode se beneficiar de sua experiência específica no setor e ganhar uma nova participação no mercado. No entanto, as condições estruturais devem ser adequadas, ou seja, infraestrutura de dados, segurança e interoperabilidade são essenciais para o surgimento de um novo ecossistema digital.

Autonomia para um setor de PMEs inovador

O setor industrial das pequenas e médias empresas – PME’s investirá em modelos de negócios digitais e compartilhará dados confidenciais com seus parceiros se o ambiente circundante for seguro. Para isso, a Plattform Industrie 4.0 – órgão governamental alemão criado para incentivar a Indústria 4.0 no país – iniciou um projeto para o estabelecimento de uma infraestrutura de dados europeia que leva em conta as necessidades das PME’s. O projeto agora é apoiado por uma ampla seleção de parceiros e se sustenta por conta própria. Os atores da Plattform Industrie 4.0 desempenham um papel intensivo na configuração deste processo, uma vez que a indústria terá uma importância central para a sua aplicação na prática.

Dados seguros e interoperáveis

A segurança cria confiança e permite a troca de dados confidenciais. Para analisar os dados da máquina usando inteligência artificial, grandes quantidades de dados de alta qualidade precisam ser agregadas. Em cooperação com parceiros ao redor do mundo a Plattform Industrie 4.0 trabalha no desenvolvimento de soluções de segurança para a Indústria 4.0, utilizando-as em projetos pilotos, como,  por exemplo, o “Networked Administrations Shells” e o “Regulatory Testbed”, que promovem a aplicação destes conceitos.

Exemplos e recomendações para modelos de negócios

Juntamente com os requisitos técnicos para a criação de valor digital, as empresas precisam de recomendações que possam implementar. Esse benchmarking é importante, pois fornece exemplos práticos, e permite a identificação de padrões básicos e do impacto micro e macroeconômico de modelos de negócios baseados em dados.

Visão 2030

O projeto realizado pela plataforma alemã está de acordo com as metas estipuladas pelo governo para serem alcançadas até o ano de 2030. Na Visão 2030, as partes interessadas na Plataforma da Indústria 4.0 apresentam uma abordagem holística para a modelagem dos ecossistemas digitais.

Trabalhando a partir de uma situação específica e dos pontos fortes estabelecidos da base industrial da Alemanha, seu objetivo é criar um enquadramento para uma economia de dados futura atendendo às exigências de uma economia social de mercado. Vão ser enfatizados os ecossistemas abertos, a diversidade, a pluralidade e o apoio da concorrência entre todas as partes interessadas no mercado.

A visão é direcionada, principalmente, à indústria e ao comércio na Alemanha, mas, explicitamente, destaca a importância de abertura e disposição para trabalhar em conjunto com os parceiros na Europa e em todo o mundo.

Para saber mais sobre as iniciativas alemãs para a Indústria 4.0, acesse nossa biblioteca de artigos exclusivos e fique por dentro dos acontecimentos nos universos da engenharia e da indústria.

 

Gostou desse texto? Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos.