(+55 11) 4210-4730 – Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha

Biblioteca

Conheça as 15 propostas que serão desenvolvidas pela chamada Smart Factory

min de leitura

A seleção, realizada pelo SENAI, atraiu projetos de PD&I com foco na construção de soluções para serem aplicadas em Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs)

Como forma de fomentar a inovação na indústria, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lançou, em setembro do ano passado (2022), uma chamada de R$ 10 milhões para fomentar a inovação na indústria.

Essa iniciativa contribui para a implementação da Indústria 4.0 em processos produtivos de Micros, Pequenas e Médias empresas do país.

No total, 26 propostas foram submetidas. Destas, 15 foram selecionadas e receberão apoio tecnológico e financeiro para tirar essas ideias do papel e inovar na produtividade. Todos os projetos selecionados poderão contar com até R$ 800 mil cada para o desenvolvimento e implementação dentro das empresas. O prazo total para a realização e validação dos projetos é de 12 meses.

Confira as propostas aprovadas

 

  1. Sistema de monitoramento da produção para micro e pequenas empresas

Propõe a criação de software de MES (Manufacturing Execution Systems), com grau de inovação radical e de alta escalabilidade, derivado do PC-Factory (sistema MES desenvolvido pela PPI-Multitask).

  1. Injetora 4.0 de cera a vácuo

Sugere o desenvolvimento de tecnologia embarcada para tornar o equipamento de injeção de cera a vácuo, com conectividade 5G, por meio de tecnologias IoT para automação 4.0 para o segmento de joias e semijoias.

 

  1. Sistema de gerenciamento de energia WEG Energy Management SaaS

Tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de novas funcionalidades ao produto WEG WEM SaaS para a inclusão de diferenciais tecnológicos.

  1. Plataforma para unir tecnologias de geoprocessamento integrado a mapas/máquinas

Sugere que ativos como embalagens, moldes, racks e empilhadeiras possam gerar dados para identificar melhorias de Lean em tempo real.

 

  1. Unidade Móvel de Calibração

Propõe a melhoria da solução existente com novas tecnologias, como coleta de dados, armazenamento em nuvem e software capaz de administrar as informações coletadas em campo, e desenvolvimento do calibrador IoT.

 

  1. ESCUDO Lite Senfio

Sugere aperfeiçoar e validar a solução existente para complementar o gerenciamento e controle de microrganismos na indústria alimentícia..

 

  1. Novo produto para o monitoramento de máquinas do setor metal mecânico

Visa ao desenvolvimento de um produto destinado ao monitoramento de equipamentos relacionados ao setor metal mecânico, que compreende centros de usinagem, tornos, fresadoras e equipamentos similares.

 

  1. Sistema de Inspeção IoT para Vazamento de água

Objetiva o desenvolvimento de tecnologia de Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) para realizar a automação da etapa de inspeção de vazamento por estanqueidade de torneiras produzidas a partir do processo de fabricação e fundição com macho de areia. 

 

  1. Yorkee HW – Controladora Multifuncional

Tem como objetivo a adoção de técnicas de Inteligência Artificial (IA) no firmware e uma integração nativa com a Plataforma Yorkee+.

  1. Apontamento On-Line – NewOI

 Propõe a transformação da inserção manual de dados de ordem de produção em inserção digitalizada com sistema de apontamento on-line via terminais e painéis de controle.

 

  1. CARE – Inteligência em Energia

Sugere a integração de plataforma de monitoramento IoT, armazenamento de dados em nuvem, planejamento, banco de boas práticas e suporte técnico especializado a uma plataforma de gerenciamento energético absoluta.

 

  1. Plataforma Industrial Smart Factory

Propõe um sistema com tecnologia escalável e aplicável, que permite dar visibilidade em tempo real sobre diferentes tipos de perda de processo produtivo com abordagem Lean Manufacturing Digital.

 

  1. GLUK – Controle de Produtividade

Aconselha um software de baixo custo para melhoria e integração de indicadores de produtividade e eficiência operacional das indústrias, sem necessidade de medição manual.

 

  1. Análise de produção e OEE

Recomenda o desenvolvimento e implementação de sistema de monitoramento e historiação das variáveis de processos, apresentando dados estatísticos e de desempenho, com acesso remoto e sistema SaaS hospedado em nuvem.

 

  1. Sistema rodízio inteligente

Propõe aplicação em carrinhos logísticos, monitoramento da movimentação dos produtos e matéria-prima entre os processos industriais.

Programa Brasil Mais

Essa iniciativa faz parte do Programa Mais Brasil, que teve início em novembro de 2020 e é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo Bruno Portela, secretário de inovação de micro e pequena empresas do Ministério da Economia, “o Brasil Mais Smart Factory permite que as empresas trilhem uma jornada de desenvolvimento tecnológico, tornando as micro, pequenas e médias empresas brasileiras bem-preparadas para enfrentar os enormes desafios que um mundo cada vez mais competitivo e conectado impõe”.

Serão selecionados cerca de 60 projetos dentro do conceito de Smart Factory para o desenvolvimento e inovação de empresas com atuação no setor de soluções para máquinas, equipamentos, sistemas, entre outras áreas.

Saiba mais sobre o programa aqui.

Leia Também

Principais tendências tecnológicas estratégicas do Gartner para 2024

Ecodesign – pensar de forma sustentável de A a Z

As cortinas subaquáticas podem impedir o derretimento das geleiras?

Ferramentas de IA que ajudam no trabalho do engenheiro

Principais tendências tecnológicas estratégicas do Gartner para 2024

Ecodesign – pensar de forma sustentável de A a Z

As cortinas subaquáticas podem impedir o derretimento das geleiras?

Ferramentas de IA que ajudam no trabalho do engenheiro

Recuperar senha