18 de janeiro de 2022

Entre 14 e 18 de fevereiro, a 2ª edição do evento abordará processos e tecnologias que estão transformando a indústria e a agricultura

Líder mundial de mercado em tecnologias de acionamento e controle, a Bosch Rexroth realiza, de 14 a 18 de fevereiro, uma série gratuita de aulas sobre processos e tecnologias que estão transformando a indústria e a agricultura. A segunda edição da Semana da Engenharia Rexroth, evento técnico – organizado pela área de treinamentos da empresa – envolve uma palestra de abertura e oito masterclasses on-line e ao vivo, ministradas por 16 especialistas, com emissão de certificado e interações em tempo real entre os participantes.

O público-alvo é formado por profissionais da indústria e do campo, além de professores e estudantes de escolas técnicas e universidades.

O objetivo do evento é oferecer conteúdos úteis e relevantes aos profissionais para ajudá-los em seus desafios diários e elevar o nível de conhecimento técnico do segmento. Para se inscrever e participar dos encontros virtuais, basta acessar o site, preencher o formulário e selecionar os temas de interesse. As vagas são limitadas.

Entre os assuntos a serem abordados estão retrofit e modernização de máquinas, técnicas de manutenção, válvulas proporcionais, programação de aplicações eletrohidráulicas e tomada de decisão baseada em monitoramento de dados. Para garantir conhecimentos diretamente ligados às necessidades reais dos profissionais, os temas foram definidos a partir de um mapeamento das sugestões enviadas pelos participantes da primeira edição do encontro, em 2020, que conectou mais de 2,5 mil profissionais e somou 12 horas de transmissões ao vivo.

A programação foi elaborada de modo a tanto aprofundar conceitos importantes para o desempenho das atividades profissionais quanto mostrar a aplicação prática, por meio de simulações e estudo de casos reais. Confira um resumo do que será ministrado.

14 de fevereiro

10h – [Abertura] Lifelong Learning: seja o protagonista do seu desenvolvimento Os riscos de ficar obsoleto, as melhores ferramentas para construir uma jornada de conhecimento bem-sucedida e como transmitir sua experiência para os colegas de time de maneira eficaz.

15h – Retrofit e modernização de máquinas e equipamentos Redução de custos com reparos e paralisações, ganhos de performance e disponibilidade de máquinas, inteligência distribuída nos componentes industriais e oportunidades de melhoria através de atualização tecnológica com exemplos reais.

15 de fevereiro

10h – Tomada de decisão baseada em monitoramento de dados Como criar e configurar um sistema de monitoramento, interface entre sistemas de internet das coisas, aquisição, armazenamento e interpretação de dados que podem trazer resultados efetivos à empresa.

15h – Programação de aplicações eletrohidráulicas mobil Introdução à eletrônica, métodos de controle de solenoide, eletronificação da hidráulica e como programar o controle de rotação de um motor com automação mobil.

16 de fevereiro

10h – Ajustes de sistemas hidráulicos para alta performance no campo Avaliação e diagnóstico de falhas, como regular sistemas de centro aberto e load sensing, seleção e ajustes de componentes e cuidados para instalação e manutenção de equipamentos.

19h – Válvulas proporcionais: da aplicação à manutenção Hidráulica proporcional, cartelas eletrônicas, ajustes das válvulas e análises de interferências nos sistemas. Aplicações práticas de acordo com os modelos e tipos de controle.

17 de fevereiro

10h – Interpretação de diagramas hidráulicos industriais Simbologia gráfica e análise construtiva, elementos chaves dos sistemas hidráulicos e entendimento da representação esquemática. Dicas para a correta especificação dos componentes.

15h – Servoacionamentos Indradrive: parametrização e análise de erros Conceitos de servoacionamentos, comissionamento, partida, configuração, software de parametrização e ferramentas para análise e tratamento de falhas.

18 de fevereiro

10h – Técnicas de manutenção aplicadas a sistemas hidráulicos Manutenção corretiva, preventiva e preditiva, análise de funcionamento de circuitos hidráulicos, falhas típicas e causas prováveis, sensorização, monitoramento e análise de problemas a partir de casos reais.

Para mais informações, acesse: www.semanadaengenhariarexroth.com.br