Vivemos em tempos emocionantes, cheios de mudança social e desenvolvimento tecnológico. Na verdade, essa parece ser uma daquelas eras de ouro, quando os engenheiros estão, mais uma vez, revolucionando o mundo: automação de cadeias de valor industriais inteiras, uma nova Inteligência Artificial que pode se tornar uma poderosa fonte de decisão e vantagem competitiva nos próximos anos. A rápida Internet 5G como base para os novos modelos e serviços de negócios baseados em IoT prometem grandes oportunidades.

No entanto, a realização dessas oportunidades ainda requer muito esforço. E esse esforço não é apenas para o engenheiro de maneira individual, mas também corporativo-colaborativo. Somente em grupo, em conjunto com outros líderes inovadores, empreendedores, parceiros, universidades, política e, para não mencionar, o cliente, seremos capazes de trazer todo o potencial de criação de valor dessas tecnologias revolucionárias do reino das oportunidades para a realidade, em desenvolvimento tecnológico, no crescimento dos negócios, em empregos e segurança futura, em resumo, em sucesso.

Na gestão da inovação, sabemos que a colaboração é, geralmente, fundamental para o sucesso, mas, ao mesmo tempo, muitas vezes, não é fácil. Embora seus benefícios sejam frequentemente compreendidos, existem muitas barreiras à implementação. Sem cooperação, tanto pequena, quanto grande, deixaremos o sucesso decisivo para trás. Inovações grandes, tecnológicas e sociais, ocorrem frequentemente hoje no contexto de plataformas. Com seu pensamento sistemático, os engenheiros estão realmente predestinados a desenvolver tais plataformas. Na prática, infelizmente, muitas vezes experimentamos uma variedade de obstáculos, com um foco muito forte em aspectos puramente tecnológicos.

A fim de apoiar empresas e engenheiros a levantar os tesouros dos novos tempos, há uma estreita cooperação com a Sociedade de Tecnologia de Medição e Automação VDI/VDE e no contexto do Comitê Técnico VDI 7.23 – Modelos de Negócios para Indústria 4.0, uma metodologia para representação sistemática e desenvolvimento colaborativo adicional de plataformas e sistemas de valor agregado.

Essa metodologia dá suporte a equipes interdisciplinares reduzindo a complexidade e mostrando, até mesmo, dependências complexas, elementos de design específicos da plataforma e um alto grau de flexibilidade no desenvolvimento sistemático de novos modelos de negócios (plataformas) e sistemas de valor agregado.

A metodologia da VDI Alemanha é aplicada a desafios muito diferentes, de diversas empresas e redes com grande sucesso, e os feedbacks mostram que todos estão bastante satisfeitos.

A VDI-Brasil entende a importância dessa colaboração e, no Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, que vai acontecer em 23 de outubro, o Painel 3 vai discutir a formação do engenheiro 4.0 hoje. É preciso capacitar os profissionais de engenharia no Brasil, repensando a formação de engenharia mundo afora. Como aprender com a experiência de outros países a implementar o futuro da engenharia no Brasil hoje? Participe do evento e acompanhe a análise de renomados palestrantes. http://www.vdibrasil.com/eventos/dia-da-engenharia-2019/

Compartilhe isso:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin