(+55 11) 4210-4730 – Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha

Biblioteca

As carreiras mais afetadas pela IA e a nova profissão fruto da tecnologia: o engenheiro de prompt 

min de leitura

Não resta mais dúvida de que a Inteligência Artificial tem o potencial de mudar fundamentalmente o mundo de trabalho e impactar milhões de empregos. Quais oportunidades o uso dessa tecnologia oferece e como a IA mudará essa vertente?

Ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, estão passando por uma verdadeira reviravolta na indústria de alta tecnologia. Os efeitos dessa revolução tecnológica impacta a vida e trabalho de muitas pessoas. Tais impactos, foram temas de diversos estudos realizados nos últimos anos.

Em um desses estudos – conduzido pelos próprios desenvolvedores do ChatGPT – os pesquisadores da empresa iniciante OpenAI se uniram a cientistas da Universidade da Pensilvânia para descobrir quais empregos são mais influenciados pelo ChatGPT.

Os resultados mostram que os contadores, por exemplo, estão entre os grupos profissionais mais afetados pelas possibilidades da Inteligência Artificial Generativa. Isso acontece porque o ChatGPT pode fazer pelo menos metade das tarefas de contabilidade muito mais rápido.

De acordo com o estudo, matemáticos, programadores, intérpretes, escritores e jornalistas também devem esperar que a Inteligência Artificial possa assumir, pelo menos, algumas de suas tarefas anteriores. Embora os sistemas de IA ainda possam gerar fatos incorretos em suas respostas e precisem ser verificados com urgência, eles já estão obtendo resultados notáveis ​​em tarefas como tradução, classificação, redação e geração de códigos de computador.

Saber que certos tipos de trabalhos podem ser totalmente realizados por máquinas pode gerar certa ansiedade em algumas pessoas, no entanto, essas mudanças podem trazer benefícios para grande maioria dos trabalhadores. Ao usar o ChatGPT é possível economizar muito tempo e se dedicar a outras tarefas mais criativas.

A maioria dos locais de trabalho é influenciada pela IA

Pesquisadores da OpenAI e da Universidade da Pensilvânia assumem que a maioria dos locais de trabalho será influenciada, de alguma forma, pelos modelos de linguagem da IA. Cerca de 80% dos trabalhadores nos EUA trabalham em empregos em que pelo menos uma tarefa pode ser concluída mais rapidamente pela IA generativa. No entanto, também existem profissões em que a Inteligência Artificial desempenha apenas um papel menor, como cozinheiros, mecânicos de automóveis e empregos na exploração de petróleo e gás, bem como na silvicultura e agricultura.

Outro estudo sobre o tema foi conduzido pelo departamento de pesquisa do banco de investimentos Goldman Sachs. Os cientistas também examinaram o impacto que o desenvolvimento da chamada IA ​​generativa poderia ter no mercado de trabalho. Os sistemas generativos de IA são programas de computador capazes de criar novas ideias, conteúdos ou soluções, em vez de apenas trabalhar com regras ou instruções predefinidas.

Segundo Goldman Sachs, essa tecnologia pode levar a interrupções significativas no mercado de trabalho. Cerca de dois terços dos empregos atuais já estão expostos a algum nível de automação de IA, e a IA generativa pode substituir até um quarto dos empregos atuais. E agora chegamos a um número que torna clara a importância e a extensão do uso da IA ​​por enquanto. De acordo com as estimativas do Goldman Sachs, até 300 milhões de empregos em tempo integral em todo o mundo podem ser afetados pela automação por meio da IA ​​generativa.

Hinrich Schütze, diretor do Centro de Informação e Processamento de Fala da Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU), descreveu o desenvolvimento da IA ​​generativa como uma revolução – tecnologicamente comparável à Internet ou aos smartphones. “Haverá grandes mudanças na forma como escrevemos e programamos”, cita Schütze. Isso também tem consequências importantes para o trabalho do dia a dia. 

Engenheiro de prompt: a nova profissão dessa tecnologia

Sempre que uma nova tecnologia ou ferramenta surge, levanta-se a questão da substituição de mão de obra humana, mas a verdade é que, até hoje, com o surgimento de uma tecnologia vieram, também, novas oportunidades e carreiras.

Um exemplo claro e atual são os engenheiros de prompt, profissionais que trabalham no desenvolvimento de modelos de linguagem natural (NLP) baseados em prompt, ou seja, frases ou perguntas que são fornecidas ao modelo para gerar uma resposta coerente. Eles são responsáveis por treinar e ajustar modelos de NPL para que sejam capazes de entender e responder com precisão. Outras áreas de atuação são chatbots, assistentes virtuais e outras aplicações de NLP.

Hoje, já se pode dizer que os engenheiros de prompt estão ganhando espaço no mercado, com salários de até 335 mil dólares ao ano.

O ChatGPT é o responsável pelo boom no novo emprego. Mais do que isso, esses profissionais podem tirar muito proveito da Inteligência Artificial desenvolvendo comandos especiais (prompts).

O desempenho da Inteligência artificial, como o ChatGPT, depende muito das perguntas ou comandos relevantes, que devem ser formulados corretamente para alcançar resultados significativos.

Para que a Inteligência Artificial seja capaz de processar os prompts de maneira significativa, eles devem ser estruturados corretamente. Se não for esse o caso, isso levará a resultados insuficientes ou mesmo incorretos da ferramenta AI. É justamente aqui que entra um engenheiro de prompt.

Leia Também

Principais tendências tecnológicas estratégicas do Gartner para 2024

Ecodesign – pensar de forma sustentável de A a Z

As cortinas subaquáticas podem impedir o derretimento das geleiras?

Ferramentas de IA que ajudam no trabalho do engenheiro

Principais tendências tecnológicas estratégicas do Gartner para 2024

Ecodesign – pensar de forma sustentável de A a Z

As cortinas subaquáticas podem impedir o derretimento das geleiras?

Ferramentas de IA que ajudam no trabalho do engenheiro

Recuperar senha