19 de abril de 2022

Garantir que as vendas de uma organização se mantenham em alta é um dos principais desafios do departamento de marketing, que cada vez mais cria estratégias que possam suprir as necessidades deste setor. 

Com a concorrência acirrada, encontrar maneiras de se sobressair é essencial para manter o funcionamento interno das empresas. Neste contexto, surge a questão: como ser diferente e gerar visibilidade neste cenário de alta competitividade? Para a empresa Murrelektronik a resposta para esse questionamento foi encontrada no Marketplace.

Sendo uma empresa de nacionalidade alemã, a Murrelektronik faz parte do segmento industrial do Brasil, fabricando e vendendo produtos eletrônicos de automação. Como a maior parte das empresas tradicionais, suas vendas eram realizadas através de visitas aos clientes, mas com a chegada da pandemia este modelo de atendimento precisou se transformar ocasionando uma mudança significativa dentro da organização.

Por meio desta aceleração, foram desenvolvidos novos canais de comunicação que auxiliaram na ação da empresa em aumentar as vendas diretas e consecutivamente ganhar produtividade em suas vendas indiretas. 

O Marketplace chamou a atenção da Murrelektronik, por conta dos inúmeros benefícios oferecidos pela plataforma, que possibilita ao usuário vendas 24 horas por dia de segunda a domingo, liberando a força de vendas e com um custo fixo baixo, oferecendo aos contratantes da plataforma agilidade, precisão e segurança para realizar as suas vendas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, os marketplaces se tornaram o principal canal de vendas na internet, com a preferência de 52% das empresas em 2018. Em 2016, o canal era utilizado por 24% dos negócios. Foi o crescimento mais expressivo entre as plataformas de comércio online. 

Um dos grandes desafios da Murrelektronik foi inserir a jornada de compra B2B – que costuma ser mais burocrática e depende de aprovação de diferentes setores – em uma plataforma que se consolidou no mercado B2C, justamente por sua simplicidade e pela autonomia que dá aos clientes.

Com uma parceria feita entre a empresa e o Marketplace Melhor Indústria, que é especializado em MRO (Manutenção, Reparo e Operações) a Murrelektronik conseguiu migrar sua base de dados da Alemanha e integrar seu ERP (Enterprise resource planning) resultando em um canal de vendas que trouxe resultados surpreendentes, sendo colocado como o 21º maior canal responsável pelas vendas da empresa em um setor de 40 posições, impulsionando suas vendas.

 

 E-commerce para Indústrias B2B

A inserção do e-commerce nas indústrias B2B ocasionou em uma mudança radical dentro deste setor que estava acostumado a realizar sua vendas de forma mais tradicional.

Segundo uma matéria publicada pela revista Exame, as primeiras iniciativas das empresas B2B no mercado online foram pensadas mais para digitalização de um pedido, do que na experiência de compra em si. Hoje, o comprador tem as mesmas exigências no B2B que ele tem no B2C. Mandar um catálogo online não terá um efeito positivo por si só, também é necessário ter uma experiência de compra simples e efetiva para conquistar um cliente.

O alcance por mais produtividade nas vendas indiretas era visto como um dos principais problemas do marketing de vendas da organização, que tinha em seus dados e-mails com listas de preços, ferramentas à parte para consulta de estoque e muito tempo perdido realizando cadastros. 

A empresa então decidiu solucionar o problema com a digitalização da rede de distribuição, com o apoio da ferramenta Best4 Automation da Murrelektronik, que se tornou primordial durante esse processo de reestruturação. A Best4 Automation permite a realização do pedido de compras no site da organização que está integrado com o gerenciador da rede de distribuição. Garantindo mais agilidade e praticidade no momento de controlar os pedidos solicitados.

O marketplace Melhor Indústria ofereceu um balizador de preço para a rede de distribuição da Murr, melhorando o controle do distribuidor, gerando a venda direta para clientes que a força comercial da empresa não conseguia alcançar. O Best4 Automation turbinou a distribuição das listas de preços, disponibilidade do estoque e automação do cadastro do pedido. Com as plataformas a funcionalidade da empresa no setor de vendas aumentou significativamente. 

 

A inserção do marketing de conteúdo

Para ampliar e qualificar ainda mais suas vendas, a Murrelektronik investiu também no marketing de conteúdo, a fim de atrair clientes por meio da divulgação de materiais ricos em informações no blog e nas apostilas desenvolvidas pela empresa. Com a autoridade da marca nestes canais de comunicação, a organização passou a ter mais visibilidade, tornando-se uma empresa de referência no mercado industrial.

 

Todo esse processo está trazendo bons resultados, o objetivo da empresa com a aplicação do marketing de conteúdo era atingir um tempo de seis meses para realização de uma venda. Atualmente, essa meta foi alcançada, e a estratégia de conteúdo se tornou uma das principais maneiras da marca de efetuar suas vendas. Este cenário revela o quão importante é produzir conteúdos de qualidade para o seu público-alvo para nutrir um bom relacionamento entre ambos.

 

Para saber mais sobre o case da Murrelektronik, confira o webinar “Ganho de Competitividade da Área Comercial Técnica – Murrelektronik