(+55 11) 4210-4730 – Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha

Biblioteca

Aplicativo otimiza a segurança ocupacional na fábrica de alta tecnologia

min de leitura

A segurança ocupacional dos colaboradores, principalmente aqueles que, diariamente, manuseiam equipamentos grandes e pesados, é um dos pontos primordiais no chão de fábrica. Qualquer descuido pode colocar em risco a integridade física do profissional, causando danos consideráveis para ele e para a empresa.

Materiais pesados ​​e sistemas de produção exigentes sempre significam fontes potenciais de perigo para os funcionários. Em algumas fábricas, o acompanhamento dos processos de trabalho é efetuado por agentes de segurança de maneira manual e, por conta disso, a documentação das situações de insegurança leva tempo para ser gerada, ou seja, ela não  acontece em tempo real.

Com o objetivo de solucionar essa questão, a planta de alta tecnologia da Siemens Energy situada em Budapeste, desenvolveu e introduziu em seus processos de produção um aplicativo chamado “5i.Safety”. O app alimenta todos os dados de trajetos e verificações de segurança espontâneas no sistema interno da fábrica. Os formatos de texto, fotos e vídeos podem ser acessados ​​automaticamente e em tempo real. Praticamente não há esforço administrativo associado ao aplicativo. Acima de tudo, a ferramenta digital aumentou a velocidade de reação na planta, com isso as situações perigosas podem ser remediadas com muito mais rapidez.

O aplicativo resolveu desafios centrais na área de segurança ocupacional, os colaboradores e gestores podem usar o software mobile a qualquer momento usando celulares, tablets e computadores por meio de navegadores.

Outra vantagem é a maior transparência, como o aplicativo disponibiliza dados em tempo real, os responsáveis ​​têm acesso a todas as informações a qualquer hora e de qualquer lugar. Além disso, tarefas e atividades podem ser gerenciadas de forma transparente em um quadro Kanban. Os usuários podem se comunicar por meio de uma função de bate-papo integrada.

Os dados estão disponíveis dinamicamente a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso leva a transparência e a velocidade de reação a um novo nível. Como resultado, os colaboradores se sentem mais seguros e podem focar ainda mais em suas atividades. O aplicativo está em constante evolução, utilizando os dados obtidos para se aprimorar e ser cada vez mais funcional e útil para diminuir o risco nas fábricas.

 

Leia Também

Principais tendências tecnológicas estratégicas do Gartner para 2024

Ecodesign – pensar de forma sustentável de A a Z

As cortinas subaquáticas podem impedir o derretimento das geleiras?

Ferramentas de IA que ajudam no trabalho do engenheiro

Principais tendências tecnológicas estratégicas do Gartner para 2024

Ecodesign – pensar de forma sustentável de A a Z

As cortinas subaquáticas podem impedir o derretimento das geleiras?

Ferramentas de IA que ajudam no trabalho do engenheiro

Recuperar senha