A engenharia sempre foi parte essencial do avanço da nossa sociedade, mas, a partir de agora, suas inovações terão papéis cada vez mais significativos nas diversas esferas das nossas vidas, desde o combate a doenças até a sustentabilidade. Neste artigo, você conhecerá algumas das tecnologias mais incríveis da engenharia que estão transformando o mundo, e entenderá por que o engenheiro é tão importante para o futuro.

Para alguns especialistas, como o professor da Universidade Columbia (EUA), Jeffrey Sachs, o futuro do mundo precisa dos engenheiros, pois são as soluções da engenharia que ajudarão a evitar a destruição da biodiversidade, a catástrofe climática e até mesmo o alastramento da pobreza. A ideia do professor é que o trabalho dos engenheiros possibilite grandes transformações no mundo, sendo elas:

  • A mudança das fontes de energia que usam petróleo e carvão para novas fontes limpas e renováveis;
  • A produção de alimentos de maneira sustentável, para que a terra continue produtiva e o trabalho não polua mais as águas;
  • A construção estratégica de cidades para que estas possam receber muitos novos moradores;
  • A melhora nos serviços públicos de saúde e educação para todos;
  • A amplitude do conhecimento profundo sobre as inovações tecnológicas na forma de treinamento e educação da sociedade.

Com base nessas tendências e no cumprimento da agenda 2030 proposta pela ONU, engenheiros do mundo todo estão buscando soluções que sejam, além de lucrativas, sustentáveis, e possam trazer benefícios para toda a população e não apenas para as empresas ou um nicho específico. Conheça abaixo algumas das maiores inovações da engenharia do ano passado, algumas delas eleitas pela revista americana Popular Science.

 

1.Asfalto 60% mais resistente feito de plástico

O engenheiro Toby McCartney, da MacRebur, foi a mente responsável por um projeto que pode muito impactar o futuro. Pensando que atualmente 24,8 milhões de quilômetros de estrada, produzidas com centenas de barris de petróleo, atravessam todo o planeta ele encontrou uma solução que evita o desperdício de recursos naturais e ao mesmo tempo ajuda a solucionar o problema de poluição. Criou um asfalto até 60% mais forte que os convencionais e que dura até 10 vezes mais. A matéria prima? Plástico!

Imagem: MacRebur

2. O primeiro parque eólico flutuante

Este projeto já está em funcionamento e conta com cinco turbinas que flutuam nas águas, a quase 140 metros de profundidade ao largo da costa da Escócia. As turbinas geram energia suficiente para atender 20 mil casas. A ideia abre possibilidades para que um dia as turbinas possam ir mais longe da costa, onde os ventos costumam ser mais fortes. O Hywind Scotland foi desenvolvido pela Statoil.

Imagem: Statoil

3. Robô capaz de realizar cirurgia cerebral

A robótica sendo usada na saúde não é algo novo, mas a cada ano ela evoluí mais e caminhamos para um futuro com menos erros na área médica. Uma cirurgia no cérebro é algo que exige máxima precisão e até mesmo o melhor médico está sujeito a erros. Pensando nisso, os pesquisadores da Universidade de Utah desenvolveram um robô capaz de reduzir em 50 vezes o tempo para completar um procedimento complexo. O tempo para perfurar o crânio, por exemplo, passou de duas horas para dois minutos e meio.

Imagem: Universidade de Utah

4. Impressora de casas

Hoje sabemos que, com as impressoras 3D, podemos imprimir uma série de itens, mas uma técnica da engenharia sustentável permitiu que se produzisse casas! O projeto da empresa chinesa Winsun New Materials usa uma impressora 3D de 6m de altura, que aplica uma mistura de cimento e materiais reciclados e baratos, como fibra de vidro. Com a inovação, a empresa construiu 10 casas de 200 m² em apenas 24 horas e o custo foi 50% menor do que o de uma construção comum.

 

Imagens: Winsun

5. Elevador horizontal-vertical sem cabos

O elevador foi uma das grandes invenções da sociedade, e passou por algumas transformações, mas nenhuma que mudasse tanto sua base. Em julho do ano passado, foi inaugurado o MULTI na Alemanha, o primeiro sistema de elevador sem cabos e que se move para os lados. Ele roda em um sistema seguro de freio com vários níveis redundantes, dados sem fio e gerenciamento de energia nas cabinas.

Imagens: ThyssenKrupp

É realmente incrível tudo o que a engenharia está proporcionando no mundo. E com transformação digital em curso, teremos ainda muitas outras novidades para melhorar a vida da sociedade em diversos aspectos. Participe do nosso cluster de Digitalização e venha compartilhar ideias conosco para entendermos juntos como aplicar essas novas tecnologias no Brasil e no mundo!