No dia 23 de outubro acontecerá a 10ª edição do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha. Nessa ocasião, a VDI homenageia, anualmente, o vencedor do Prêmio VDI-Brasil, reconhecimento por uma carreira extraordinária que tenha contribuído para o fortalecimento da engenharia no Brasil.

A VDI considera essencial para viabilizar uma contribuição efetiva na engenharia para o desenvolvimento do país o alinhamento das esferas governamentais, industriais e acadêmicas em torno de objetivos estratégicos comuns e por meio de líderes que unam expertise técnica com uma intrínseca preocupação com o progresso da sociedade brasileira.

Com uma trajetória excepcional nessas três esferas e um legado para a próxima geração de engenheiros, Ozires Silva foi eleito vencedor deste ano pela Diretoria da VDI-Brasil.

Coronel da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Silva destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira.

Foi capitão da equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Em 1951 cursou piloto militar da Escola de Aeronáutica. Em 1954, cursou piloto de Patrulha e da tática Antissubmarina Aeronaval. Liderou em 1969 o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Deu início à produção industrial de aviões no Brasil. Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, em que atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994. Também atuou como presidente da Varig por dois anos (2000-2002).

Atualmente é presidente do Conselho Estratégico do Grupo ÂNIMA de Educação e Cultura, do WTC–SP e da PELE NOVA Biotecnologia S.A. É membro de outros conselhos de empresas, entidades de classe e institutos profissionais e educacionais. Também é Chanceler da Universidade São Judas Tadeu – São Paulo- e Reitor do Centro Universitário UNIMONTE (Universidade Monte Serrat). É articulista de vários jornais e revistas especializadas e recebeu várias condecorações nacionais e internacionais.