O primeiro dia da 13ª edição do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha teve início na manhã de hoje (20). O evento, que tem como tema ‘Engenharia Sustentável’, reúne, anualmente, importantes membros da indústria para debater assuntos relacionados à engenharia, tecnologia, sustentabilidade e Indústria 4.0.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da VDI na Alemanha, Ralph Appel, que destacou a escolha do tema central e apontou como algo positivo o formato digital do evento, por proporcionar uma cooperação sem barreiras. “Sustentabilidade é o tema do momento, ele é importante não só para os engenheiros mas para toda a sociedade, pois é um assunto que requer soluções tecnológicas, inovadoras e imediatas.”

O presidente da VDI-Brasil, Maurício Muramoto, também participou da abertura do Dia da Engenharia. Em seu discurso, Muramoto evidenciou o avanço exponencial da tecnologia nos últimos anos, como fator importante para tornar as ferramentas mais acessíveis. “Tecnologias como a Inteligência Artificial, Machine Learning e IoT, nos trarão novas soluções para problemas do dia a dia, temos que usá-las a favor do nosso planeta”.

Confira a abertura do evento neste link.

Painel 1 – Mobilidade com Baixa Emissão de Carbono

Dando início às atividades do evento, foi realizado o painel ‘Mobilidade com Baixa Emissão de Carbono’, que teve a presença de Erwin Franieck, Diretor Executivo SAE4Mobility, Roger Guilherme, Gerente de Engenharia Volkswagen, Sérgio Magalhães, Diretor Geral de Ônibus Mercedes-Benz, Michael Bauer, CEO B.Grob, e Fábio Ferreira, Diretor de Unidade de Negócio Bosch.

É de conhecimento geral que a emissão de carbono causa um impacto negativo considerável no ambiente. E, por conta disso, debates referentes à redução das emissões têm se tornado mais frequentes na indústria. Afinal, tornar soluções sustentáveis viáveis e colocá-las em prática pode trazer muitos benefícios à saúde do planeta, e consequentemente, para a sociedade como um todo.

Durante o painel os participantes abordaram questões importantes sobre o tema, como descarbonização e eletrificação de veículos. Erwin Franieck, moderador do painel, abriu a roda de conversas abordando o papel de líderes de grandes corporações em promover uma descarbonização local em um ecossistema global, que precisa compreender as demandas e características específicas de cada lugar. 

Corroborando com o depoimento inicial de Erwin, Fábio Ferreira, citou que a tendência é que o mundo se diversifique cada vez mais, e com isso, cada região pode contribuir com um pedaço dessa diversificação.

Por sua vez, tratando sobre mudanças em larga escala, Sérgio Magalhães apontou a necessidade de uma política pública federal para que a indústria possa alocar recursos de forma mais assertiva, criando uma escala de produção, ao invés de cada empresa criar seu modelo.

Outro tema citado foi a necessidade dessas ações com impacto positivo sustentável serem democratizadas e incorporadas no cotidiano das pessoas. Neste sentido, Michael Bauer salientou que viabilizar planos de descarbonização por meio dos transportes públicos pode ser uma alternativa importante para isso, pois oferece veículos sustentáveis e apresentaria, na prática, a funcionalidade deles a um grande número de pessoas.

Michael cita como um exemplo funcional os trólebus, transportes públicos descarbonizados que circulavam em alguns lugares do país, mas que não tiveram investimentos e planejamentos para serem mantidos. Por isso, Bauer ressaltou quão importante é a participação do poder público em traçar estratégias e sobretudo nacionalizar a tecnologia, a fim de não precisar depender de tecnologia importada, que demanda custos ainda maiores.

Indo ao encontro da pauta, Roger citou o investimento da Volkswagen em eletrificação, que tem resultado em grandes mudanças nas atividades da empresa. Visando a descarbonização como um pilar para este momento, a montadora pretende até 2050 descarbonizar todos seus processos, desde a produção até a logística.

O painel está disponível, na íntegra, no link abaixo:

https://youtu.be/sc9OMGmwBVg?t=1092