Nos dias 20 e 21 de outubro, acontece o 12° Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, realizado pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha – VDI-Brasil, com o tema – Passo a passo: A maturidade de Indústria 4.0 na prática.

O evento visa promover uma visão clara dos benefícios da abordagem sistêmica para transformação rumo à Indústria 4.0, utilizando o conceito da maturidade de Indústria 4.0. Pela primeira vez o evento será realizado em formato digital com inscrições gratuitas.

No 12° Dia da Engenharia Brasil-Alemanha serão apresentadas as soluções de ponta para as áreas estruturais da Indústria 4.0. Para isso, serão realizados keynotes internacionais, rodas-viva, além de conteúdo on-demand em diferentes formatos que permitirão os participantes conhecerem tanto as bases conceituais como as soluções práticas para poder implementá-las de acordo com a sua realidade.

Dentre os palestrantes internacionais confirmados para o evento estão o Presidente da Acatech, Karl-Heinz Streibich, Matthias Brockmann, COO do Cluster de Excelência Internet of Production da RWTH Aachen e Frank Göller, Head de Digital Production da Volkswagen na Alemanha.

As rodas-vivas e debates serão moderados por vice-presidentes da VDI e contarão com participações das maiores referências nacionais da indústria e da academia. Entre os assuntos abordados estão a maturidade de Indústria 4.0 no Brasil, liderança feminina no futuro digital, plataforma de solução para fluxo contínuo de dados ao longo da cadeia de valor e muito mais.

Ao longo do evento também acontecerá a entrega do 6° Prêmio VDI-Brasil – Destaque da engenharia Brasil-Alemanha 2020. O prêmio é um reconhecimento por ações inovadoras que contribuem para o fortalecimento da engenharia no Brasil, tal como para toda a sociedade. Neste ano, Juliana Fernandes Alves, engenheira química e gerente corporativa de projetos da Ambev, que liderou o projeto de construção de um hospital modular na cidade da São Paulo para tratar pacientes infectados pela Covid-19 será a homenageada.

Qual é o passo a passo para alcançar a maturidade em Indústria 4.0?

O desafio de manter indústrias de manufatura competitivas, em um ambiente cada vez mais complexo e dinâmico, passa pela necessidade de tomar decisões ágeis e inteligentes. Com a evolução constante de tecnologias, utilização de dados, conectividade entre dispositivos e profissionais, a Indústria 4.0 já provou o seu potencial para revolucionar a indústria.

Porém, a falta de uma implementação sistêmica e equilibrada da transformação digital gera resultados aquém das expectativas. Isso pode ocorrer por diversos motivos, entre eles o pensamento de que os investimentos devem ser realizados apenas em tecnologias e ferramentas, não abrangendo as mudanças organizacionais e culturais da empresa.

Por conta disso, a acatech (Academia Alemã de Ciência e Engenharia) criou o acatech Industrie 4.0 Maturity Index. Trata-se de um documento que serve como uma ferramenta analítica para identificar qual o nível de maturidade a empresa se encontra e quais os passos devem ser seguidos.

O acatech Industrie 4.0 Maturity Index foi criado em 2017 e atualizado em 2020. No documento são listadas as quatro áreas estruturais de uma organização: recursos, sistemas da informação, estrutura organizacional e cultura corporativa. Para que o participante possa identificar facilmente os assuntos mais relevantes para sua empresa, todo conteúdo on demand será organizado conforme essas quatro áreas.

Para conferir a agenda completa e realizar a inscrição clique aqui.