O caminho em direção a Indústria 4.0, tem sido o tema da década e o motivo é simples, a sua implementação permite às empresas aumentarem o nível de produtividade e eficiência, além de redução de gastos e erros.

Mas promover a Indústria 4.0 vai além da perspectiva tecnológica e inclui toda a transformação organizacional e cultural das empresas para que possam se tornar mais flexíveis e adaptáveis.

Como descobrir as capacidades ausentes e presentes da minha empresa?

A Acatech, criadora do conceito Indústria 4.0 e conhecida como Academia de Ciência e Engenharia Alemã, desenvolveu um indicador de maturidade da Indústria 4.0.​

Ele é composto por 6 estágios de desenvolvimento, que possuem características próprias e se apoiam nas tecnologias e aplicações implementadas nos estágios anteriores. ​

[saiba mais sobre essa ferramenta em: ACATECH, Industrie 4.0 Maturity Index, 2020]

O Centro de Maturidade 4.0 da universidade de Aachen, uma das mais conceituadas da Alemanha, desenvolveu, junto com a Acatech, uma ferramenta de Diagnóstico de Nível de Maturidade Digital, chamado Maturity Scan.

A VDI-Brasil, Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, atua como front-office do Centro de Aachen na distribuição do Maturity Scan no Brasil.

O Gerente Sênior de Prática Industrial do Centro de Maturidade da Indústria 4.0, Dr.-Ing. Sebastian Schmitz, apresenta, no vídeo abaixo, a ferramenta e sua aplicação em inglês.

Caso você queira ver o material completo sobre a Análise de maturidade da Indústria 4.0, clique para fazer o download!

Quer participar? Entre em contato conosco!