Skip to content
(+55 11) 3719-2877

Associação de Engenheiros Brasil - Alemanha

  • Associe-se
Top Bar
FacebookLinkedin
VDI Brasil
VDI Brasil
Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha
  • Home
  • Quem Somos
  • Eventos
  • VDI-Cluster
  • News
  • Associe-se
  • Contato
Buscar
  • Home
  • Quem Somos
  • Eventos
  • VDI-Cluster
  • News
  • Associe-se
  • Contato

Por que a diversidade é importante para alavancar os negócios?

Alinhar um discurso de inclusão e diversidade com o que se pratica dentro das empresas ainda é um grande desafio, principalmente na indústria. Com as profundas mudanças na sociedade, equipes mais diversas estão surgindo para provar que a igualdade e a inclusão são partes essenciais no engajamento dos colaboradores e, consequentemente, nos bons resultados.

Um estudo com 170 empresas feito pelo Hay Group no Brasil em 2015 revelou que aproximadamente 76% dos funcionários das empresas que se preocupam com a diversidade reconhecem que têm espaço para expor suas ideias e inovar no trabalho. Com isso, a pesquisa comprova que um ambiente que incentiva a diversidade, também tem maior estímulo à inovação. A pluralidade é sim fundamental nos processos de transformação da indústria.

E diferente do que muitos pensam, não se trata apenas da diversidade baseada em características (etnia, gênero, idade ou nacionalidade), mas também da forma de pensar, dos ideais e da perspectiva de mundo formada pela cultura de cada colaborador, combinação que molda novas ideias e incentiva a geração de conhecimento.

Diversidade em prol da produtividade

Em 2016, uma pesquisa sobre os índices de diversidade de gênero e raça das lideranças, realizada pela McKinsey & Company com 366 grandes empresas dos EUA, Canadá, Reino Unido e América Latina, apontou que companhias com altos índices de diversidade de gênero e etnia têm 35% mais probabilidade de obter resultados financeiros acima da média do seu segmento do que empresas com baixos índices de diversidade.

Para o chairman do cluster Inclusão e Diversidade da VDI-Brasil e presidente da Bayer Brasil, Theo van der Loo, no futuro, a diversidade será algo naturalmente incorporado à gestão nas empresas e deixará de ser apenas um discurso.

“Será uma prioridade e não apenas ‘algo legal para a imagem da empresa’. Sou otimista em pensar que projetos relacionados à causa extrapolem a área de Recursos Humanos e se tornem prioridade na cultura da empresa. Somente assim as corporações estarão preparadas para ter sucesso no futuro. Quanto mais diversas e representativas as equipes forem, mais inovadoras e criativas se tornarão. Isso é um fato e eu consigo ver isso dentro da Bayer”, comenta van der Loo.

Outra grande vantagem da diversidade para a produtividade na indústria é que um ambiente plural tem maior abertura às diferenças, o que faz com que conflitos, os quais normalmente atrapalham a produtividade e a eficiência, sejam menos frequentes. Os estudos mostraram que, nas empresas onde a diversidade é reconhecida e praticada, a existência de conflitos chega a ser 50% menor do que em outras organizações.

Diversidade e inclusão na cultura organizacional

Apesar dos estudos comprovarem os benefícios da diversidade, igualdade e inclusão na indústria, é necessário ressaltar que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que todos os grupos de pessoas sejam contemplados, principalmente em áreas  mais tradicionais como a engenharia. Por isso, várias instituições estão criando programas e diretrizes para incentivar a igualdade e a inclusão.

O Grupo Daimler, detentor da Mercedes-Benz Brasil, uma das empresas associadas à VDI, promove anualmente promove anualmente um Diversity Day. No último evento, foi realizado um concurso fotográfico  pautado pela diversidade de raça, gênero, nacionalidade, credo e cor. A atividade premiou a melhor foto e foi uma forma bem-sucedida de incluir o debate na agenda da empresa.

Representatividade é importante para os colaboradores, para os clientes e para toda a sociedade. A transformação digital é feita por talentos e toda empresa que quer ter equipes talentosas, que poderão levá-la ao sucesso, deve se esforçar para cumprir com seu papel a favor da diversidade e inclusão.

Outro bom exemplo é a SAP, que se tornou a primeira empresa multinacional de tecnologia no mundo a receber o Certificado Global de Igualdade de Gênero, do Economic Dividends for Gender Equality (EDGE). De acordo a diretora de recrutamento e seleção da companhia, Denéia Cemin, a empresa assumiu o compromisso de ter pelo menos 25% das posições de liderança preenchidas com mulheres e hoje o número chega a 27%. O comprometimento da empresa com a causa envolveu até mesmo sua CEO, Cristina Palmaka, que atualmente é a chairwoman do cluster de Inclusão e Diversidade da VDI.

Hoje, mais do que nunca, a consciência social atrai talentos. É claro que a cultura empresarial não muda de forma imediata, mas pequenas ações como treinamentos sobre diversidade, oportunidades de vagas mais inclusivas, debate em reuniões e palestras internas criam um ambiente acolhedor e incentivador.

Quer saber mais sobre desafios e oportunidades especificas para a engenharia para cultivar a pluralidade nas equipes e tornar sua empresa mais produtiva? Faça parte do nosso cluster de Inclusão e Diversidade e tenha a oportunidade de trocar ideias e experiências com engenheiros e engenheiras que atuam nas mais diferentes empresas do Brasil.

Compartilhe isso:
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Post navigation

PreviousPrevious post:VDI-Brasil apresenta planejamento para 2018NextNext post:Cenário de disrupturas exige novas competências do engenheiro do amanhã

News relacionadas

VDI apoia parceria entre empresa e universidade
14 de novembro de 2019
Importância de padrões para viabilizar interoperabilidade na Indústria 4.0
11 de novembro de 2019
Veículos elétricos podem poluir mais do que os de biometano
11 de novembro de 2019
Plano de Ação da Câmara Brasileira da Indústria 4.0 do Brasil
11 de novembro de 2019
Mais recentes
  • VDI apoia parceria entre empresa e universidade 14 de novembro de 2019
  • Importância de padrões para viabilizar interoperabilidade na Indústria 4.0 11 de novembro de 2019
  • Veículos elétricos podem poluir mais do que os de biometano 11 de novembro de 2019
  • Plano de Ação da Câmara Brasileira da Indústria 4.0 do Brasil 11 de novembro de 2019
  • Projeto Connect #TeamVDI apresenta protótipo de vertical farming 31 de outubro de 2019
E-book – Engenheiro 4.0
Assine nossa Newsletter
Nome*

E-mail*

[mailpoetsignup* assinatura mailpoet_list_1 default:on "Assinatura"]


Contato
Av. Prof. Almeida Prado, 532 – Campus IPT – Prédio 36, 2º andar
05508-901 – Cidade Universitária – São Paulo – Brasil
(+55 11) 3719-2877
Siga nossas redes sociais
© Associação de Engenheiros Brasil - Alemanha 2016 - 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por L/A COM