O valor do aprendizado na engenharia

Vivemos um momento em que tudo muda rápido demais. A digitalização abriu portas para que possamos sempre inovar, criar algo melhor e, por isso, é importante que transformemos também a forma como aprendemos. No quarto vídeo de nossa série “Papo de Engenheiro”, Oscar Isayama, que que é coordenador de operações Didactic na Festo Brasil, fala…

Details

Intercâmbio profissional: como conseguir uma carreira no exterior

Fazer intercâmbio é uma experiência que nos traz bastante crescimento pessoal, mas por que não fazê-lo também para crescimento profissional? Hoje em dia, muitas empresas estão usando o intercâmbio nos seus planos de carreira para atrair e reter engenheiros talentosos e também para capacitá-los. Atualmente no Brasil, temos um grande número de empresas multinacionais com…

Details

Quem é o engenheiro da revolução 4.0?

No modo de produção da Indústria 4.0, as empresas e a sociedade demandam um novo profissional de engenharia. Em um contexto de inovações contínuas em Inteligência Artificial e Machine Learning, e de anunciada superação das capacidades individuais pelas máquinas, como vencer o desafio de se manter inovador? Em quais aspectos o engenheiro deve se desenvolver?…

Details

Estão abertas as inscrições para a Conferência Anpei de Inovação 2018

Já é possível se inscrever na Conferência Anpei de Inovação 2018, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de maio, no Expo Gramado, no Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser realizadas com diferentes descontos até o dia 30 de abril, além das condições especiais reservadas para os residentes estado no momento da…

Details

Como a digitalização está impactando a formação dos engenheiros

Vivemos um mundo totalmente conectado, onde os avanços tecnológicos chegam cada vez mais rápido e é exigido sempre mais dos profissionais da engenharia. Quando se quer ir além, apenas conhecimento técnico não basta. Para inovar é importante desenvolver outras habilidades como, por exemplo, a criatividade. Neste segundo vídeo da nossa série Papo de Engenheiro, o…

Details

3 cases mostram por que investir em hubs de inovação é uma boa ideia

A capacidade de se reinventar e de gerar soluções originais é, hoje, um ativo de mercado. E no cenário dinâmico trazido pelas transformações digitais, ter celeridade nos processos e habilidade de somar conhecimentos é um imperativo para o aumento da produtividade e, consequentemente, para o sucesso. Por isso, é crescente o número de empresas que…

Details

Os desafios da nova geração de engenheiros nativos digitais

Estamos diante de uma nova revolução tecnológica e a engenharia será uma das áreas mais envolvidas nessas mudanças, vencendo desafios e propondo um novo mundo. Neste vídeo, o vice-presidente da VDI Brasil, Maurício Muramoto, comenta sobre os novos desafios da engenharia e sobre como os jovens engenheiros – nativos digitais – poderão usufruir do desenvolvimento…

Details

Gamificação muda relacionamento das empresas com públicos interno e externo

Colaboradores enfileirados, com suas apostilas em mãos, acompanhando a exibição de uma apresentação em PowerPoint. Esse cenário marcado pela previsibilidade e monotonia dos treinamentos tradicionais tem motivado muitas empresas a inovar nas formas de capacitar seus funcionários, recorrendo à adoção de práticas baseadas na gamificação (do inglês, gamification). Trata-se da aplicação de mecânicas de jogos…

Details

6 formas de promover a igualdade de gênero e apoiar as mulheres na engenharia

Nos últimos anos, vimos surgir uma revolução em busca de igualdade tanto na indústria como na academia, e esse movimento tem como protagonista uma figura que durante muito tempo esteve sem voz e sem vez: a mulher. A luta pela igualdade de gênero fez com que a mulher tomasse espaços que antes eram majoritariamente masculinos,…

Details

Por que os engenheiros devem usar o agronegócio para empreender?

O empreendedorismo está cada vez mais forte no mundo e, no Brasil, a tendência está transformando diversas áreas, entre elas a engenharia. Há alguns anos, pouco se falava sobre empreendedorismo entre os engenheiros, mas, em um cenário de crise econômica, foi necessário reinventar o setor e mudar o foco de atuação para algo bastante rentável:…

Details

USP pretende lançar graduação em Engenharia da Complexidade

Formar engenheiros capazes de lidar com problemas complexos e enfrentar os principais desafios da Engenharia neste século, interligando saberes técnicos, sociais, humanos, econômicos e ambientais. Com este propósito, um projeto para a criação do curso de Engenharia da Complexidade está em aprovação na Universidade de São Paulo (USP). De acordo com os professores Laerte Idal…

Details

3 dicas úteis para um jovem engenheiro crescer na empresa

Em um país onde se formam aproximadamente 80 mil engenheiros por ano, de acordo com os últimos dados da Fapesp, de 2015, é importante pensarmos no papel destes jovens nas grandes empresas e como podem ser a chave para impulsionar a produtividade e a busca pela inovação. O abismo entre as idades dos engenheiros nas…

Details

Cooperação internacional é a aposta de multinacionais para gerar vantagens competitivas

A cooperação internacional é um dos meios pelo qual empresas podem compartilhar boas práticas, know-how e incentivar seus colaboradores a melhorarem a produtividade. É comum ouvirmos falar mais sobre cooperação internacional quando se trata de órgãos governamentais, mas empresas também adotam algumas práticas para impulsionar a geração de conhecimento. Esse intercâmbio pode acontecer entre unidades…

Details

A engenharia por trás da revolução na Saúde

Inteligência Artificial, Big Data, óculos digitais, hologramas, impressão 3D têm provocado uma verdadeira revolução na saúde, transformando não apenas a forma de cuidar das pessoas, mas também a gestão de clínicas, hospitais e operadoras de planos de saúde e a própria formação de médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam no setor. E as engenharias…

Details

Como as empresas estão conscientizando os colaboradores sobre inclusão LGBT

A bandeira da inclusão e diversidade está sendo levantada por diversas empresas no mundo todo. Dentro deste debate, que inclui diversas minorias, está a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), que apesar de ter ganhado visibilidade, ainda enfrenta grandes desafios no mundo corporativo, principalmente nas indústrias e áreas tradicionais como a engenharia. Com uma…

Details

Universidade corporativa: a alavanca para melhorar a competitividade das empresas

As empresas e os engenheiros vivem, hoje, um cenário desafiador com relação à qualificação profissional, o que, consequentemente, impacta na retenção e no  desenvolvimento de talentos. As universidades corporativas chegaram como uma solução das grandes empresas para ajudar na formação dos engenheiros e impulsionar a competitividade. Diferente da universidade normal, a universidade corporativa está vinculada…

Details

P&D Industrial no Brasil: onde estamos e para qual direção vamos?

Soaria estranho, até pouco tempo atrás, ouvir que duas empresas concorrentes, como o Aché Laboratórios e a Eurofarma Laboratórios, vão trabalhar juntas em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), certo? Mas é exatamente isso o que vai acontecer. Os dois laboratórios acabaram de se unir a uma unidade credenciada à Empresa Brasileira de Pesquisa…

Details

VDI-Brasil apresenta planejamento para 2018

Durante Assembleia Geral realizada nesta segunda-feira (5), a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) fez um balanço das ações realizadas em 2017 e apresentou seu planejamento para 2018, que será pautado, principalmente, pelas atividades dos seus quatro clusters: Digitalização na Indústria, iEngineer, Inclusão e Diversidade, e Produtividade Industrial. Os clusters temáticos são grupos de trabalho criados…

Details

Por que a diversidade é importante para alavancar os negócios?

Alinhar um discurso de inclusão e diversidade com o que se pratica dentro das empresas ainda é um grande desafio, principalmente na indústria. Com as profundas mudanças na sociedade, equipes mais diversas estão surgindo para provar que a igualdade e a inclusão são partes essenciais no engajamento dos colaboradores e, consequentemente, nos bons resultados. Um…

Details

Cenário de disrupturas exige novas competências do engenheiro do amanhã

A figura do engenheiro que vê chegarem os cabelos brancos e a aposentadoria após uma vida inteira de trabalho em uma única empresa é cada vez mais rara. Avanço das tecnologias digitais, crise, fechamento de postos de trabalho, mudança nas referências de sucesso profissional para as novas gerações. Essa gama de fatores tem impactado nas…

Details

5 estratégias para sua empresa entrar com sucesso na Indústria 4.0

5 estratégias para sua empresa entrar com sucesso na Indústria 4.0 Ninguém está imune à disrupção. Quem não se transformar vai desaparecer. Especialistas têm repetido esse alerta em cursos, palestras e encontros sobre a Indústria 4.0. Dia após dia, multiplicam-se, nos mais diferentes segmentos, os exemplos de corporações tradicionais que estão perdendo market share para…

Details

Parcerias entre instituições de ensino e mercado mudam a formação dos futuros engenheiros

Há um tempo atrás, era impensável instituições de ensino superior montarem rodadas empresariais com companhias trazendo seus problemas para estudantes pensarem em soluções. Mais incomum ainda era criarem centros para abrigar empresas nascentes e estimular uma formação empreendedora. Mas, hoje, ações como essas e muitas outras se tornaram essenciais para a formação dos futuros engenheiros…

Details

Dia da Engenharia Brasil-Alemanha discute formação e atuação do engenheiro na transformação do país

Dia da Engenharia Brasil-Alemanha discute formação e atuação do engenheiro na transformação do país   A 9ª edição do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, evento promovido pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) em 22 de novembro, em São Paulo (SP), mobilizou mais que 400 inscritos para debater o papel da engenharia na transformação do Brasil. “Para…

Details

Instituto Fraunhofer FEP e IPEN apresentam em São Paulo tecnologias para tratamento da água

No Instituto Fraunhofer para Eletrônica Orgânica, Feixe de Elétrons e Tecnologia de Plasma – FEP (um dos principais parceiros para pesquisa e desenvolvimento em aplicações com feixes de elétrons) são desenvolvidos métodos e sistemas para o uso em dispositivos médicos, produtos farmacêuticos e proteção do meio ambiente e recursos naturais. O Instituto de Pesquisas Energéticas…

Details

Engenheiro 4.0

Engenheiro 4.0

A engenharia é um dos pilares da sociedade e as mudanças no cenário tecnológico também impactaram o segmento. O surgimento do conceito Indústria 4.0 é um dos principais sinais de que este é apenas o começo de uma nova fase da revolução industrial na qual o mundo está prestes a vivenciar.   A Engenharia 4.0…

Details

VDI-Brasil e UNISOCIESC lançam programa de capacitação sobre Indústria 4.0 durante evento em Joinville

VDI-Brasil e UNISOCIESC lançam programa de capacitação sobre Indústria 4.0 durante evento em Joinville A VDI-Brasil, Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, realizou, no dia 28 de junho, a 7ª edição do Simpósio Internacional de Excelência em Produção, com o tema “Soluções Smart para a Indústria”. O evento ressaltou o potencial da aplicação de soluções inteligentes já…

Details

Amplie as oportunidades de networking

Amplie as oportunidades de networking

Para se ter uma ideia da importância do networking para o engenheiro, basta termos ciência de que se trata de uma prática em comum em todas as etapas de sua carreira. De formandos a veteranos engenheiros, se existe algo que não vai se modificar ao longo da profissionalização em sua área de atuação é o…

Details

Porque os engenheiros devem ficar de olho na inovação

Porque os engenheiros devem ficar de olho na inovação

Inovar é preciso, não resta a menor dúvida. Os profissionais da engenharia devem estar por dentro das inovações. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) registra que a engenharia é a Formação acadêmica que mais contribui para a realização de inovações. No entanto, o nó da questão está na mesma formação acadêmica. Ou seja, sem uma preparação…

Details

Engenharia Biomédica e duas especializações em alta na Engenharia

Engenharia Biomédica e duas especializações em alta na Engenharia

Raciocínio analítico, familiaridade com números e planilhas, capacidade de planejamento e pensamento a longo prazo. Talvez seja este o perfil clássico de um engenheiro, mas engana-se quem vê este profissional somente dentro de um arquétipo clássico: capacete, em meio a cálculos e envolto em obras da construção civil ou mergulhado em uma planta industrial. A…

Details

Como ampliar sua rede de contatos para networking

Como ampliar sua rede de contatos para networking

Encarar o networking como parte da rotina de trabalho é uma necessidade em tempos de mudança, desaquecimento da economia e novos desafios profissionais. E são estes relacionamentos – seja para um recém-formado em busca de um lugar ao sol, ou para aquele profissional que precisa repensar sua carreira ou até buscar recolocação – que norteiam contratações e…

Details