No dia 11/9, em São Paulo, vai acontecer o IX Simpósio Internacional de Excelência em Produção: A Indústria 4.0 rumo à Economia Circular, promovido pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) e pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil).

Na ocasião, por meio de diversas palestras de players no mercado, serão discutidos conceitos, tendências e soluções para viabilizar a economia circular por meio da transformação digital. O público-alvo do evento são tomadores de decisão com autonomia para implementação de projetos rumo à Indústria 4.0.

A economia circular trata-se de um princípio que é possível observar no meio ambiente, em que os resíduos tornam-se insumos para novos produtos. Na indústria de produtos, o caminho seria repensar para que peças de eletrônicos, por exemplo, possam ser reprocessadas e reintegradas como componentes ou materiais para a fabricação de outros eletrônicos.

Mais do que isso, a economia circular é a ciência que repensa as práticas econômicas, indo além do famoso “reduzir, reutilizar e reciclar”. Ela une, em sua teoria, o modelo sustentável com o ritmo tecnológico, que não dá pra ser ignorado.

Hoje, o sistema produtivo funciona de forma linear, ou seja, exploramos a matéria-prima, produzimos bens e descartamos. São mais de 7 bilhões de habitantes gerando uma quantidade absurda de lixo diariamente e isso tem se tornado insustentável. Portanto, é imprescindível falar sobre a economia circular e como podemos viabilizá-la por meio da transformação digital.

Programação

Dando início às discussões, José Borges, vice-presidente da VDI-Brasil, vai falar sobre a Indústria 4.0 conforme a diretriz VDI 4.000. Posteriormente, Ricardo Melo, de Desenvolvimento Setorial na GS1, vai discutir sobre a economia circular e suas tecnologias habilitadoras.

O painel “Produção Eficiente e Logística Inteligente” contará com a moderação de Christian Dihlmann, vice-presidente da VDI-Brasil, e palestrantes de renomadas instituições: Patricia Cavalheri, da BASF, Odarci Roque, dos Correios do Brasil, Murilo Morais, da Siemens, e Gustavo Santos, da Voss Automotive.

Dando continuidade à programação, teremos dois Keynotes após o coffee break. No primeiro, Carlos Ohde, Diretor de Inovação da Flex, vai trazer uma experiência prática da empresa para a implementação da economia circular no Brasil. No segundo, Vinícius Picanço, da Escola Politécnica da USP, vai falar sobre o uso de tecnologias digitais para viabilizar processos circulares.

Acesse para conferir a programação completa e fazer a sua inscrição: http://www.vdibrasil.com/eventos/ix-simposio-internacional-de-excelencia-em-producao/

Compartilhe isso:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin