
Dia da Engenharia Brasil-Alemanha
São Paulo - SP
Sob o tema “Engenheiro 4.0 na transformação digital”, o Dia da Engenharia Brasil-Alemanha traz novidades em 2016!
Elaborado para atrair engenheiros e futuros engenheiros, empresas, gestores e instituições de ensino, o conteúdo será explorado com dinamismo, maior interação entre os convidados e em três blocos:
Voltado para estudantes, instituições de ensino e gestores, este bloco provocará o público a uma reflexão sobre os desafios, a formação, o comportamento e os ideais desta nova geração de engenheiros. Após algumas apresentações, os estudantes participarão de uma dinâmica para desvendar e apresentar aos demais participantes do evento, quem é o Engenheiro 4.0.
Formação e transformação do Engenheiro 4.0
Empresas de diferentes portes, do Brasil e da Alemanha, apresentarão as tecnologias que estão sendo utilizadas e desenvolvidas para a digitalização das fábricas. Este bloco vai abordar alguns dos processos e instrumentos que oferecem suporte ao engenheiro,demonstrando por que a indústria 4.0 é uma revolução industrial e não somente uma evolução tecnológica.
Processos e instrumentos da Indústria 4.0
Dentro de um contexto econômico bilateral, renomados profissionais e especialistas vão falar sobre temas estratégicos e transversais da indústria 4.0. Os painéis deste bloco serão dedicados a uma ampla discussão sobre os reflexos do processo de digitalização nas empresas, na economia e na vida das pessoas. Ainda neste bloco, será apresentado o resultado da dinâmica dos estudantes, participantesdo bloco “Formação e transformação do Engenheiro 4.0”.
Realidade, tendências e oportunidades
Silvio Meira
Eduardo Mazzaferro Ehlers
Maurício Antônio Lopes
Joao Carlos Zerbini
Deonísio Petry
Cristina Palmaka
João Fernando G. de Oliveira
Axel Zeidler
Nils Macke
Rodrigo Demarch
Thomas Diepenbruck
João Fernando Gomes de Oliveira
Wilson Bricio
Claudio Haddad
Uwe Schwartz
André Salvador
Programação
O rápido avanço da tecnologia e o processo de digitalização impacta a sociedade e a economia, desafiando instituições e empresas a repensar os modelos de negócios para atender às demandas do mercado. Da escola à empresa, da lavoura à metrópole, dentre startups e multinacionais, a digitalização é uma realidade irreversível e, para a economia, é o grande diferencial para a competitividade.
Silvio Meira – Presidente do Conselho Adm. do Porto Digital
A indústria 4.0 fundamenta-se não somente em novas tecnologias, mas em um novo modelo de atuação e interação entre homens e máquinas. Trata-se de uma revolução industrial com reflexos nas fábricas e na vida das pessoas.
Esta apresentação dedica-se a explorar o conceito mais amplo da indústria 4.0.
João Fernando G. de Oliveira – Professor EESC
Empresas de diferentes portes, do Brasil e da Alemanha, apresentarão as tecnologias que estão sendo utilizadas e desenvolvidas para a digitalização das fábricas.
- Case Bosch
- Case II
- Case III
- Case IV
- Case Lanxess
Voltado para estudantes de engenharia, instituições de ensino e gestores, este bloco provocará o público a uma reflexão sobre os desafios, a formação, o comportamento e os ideais desta nova geração de engenheiros.
Após apresentações de cases o público será dividido em grupos para discussão aprofundada dos temas apresentados. Passo seguinte, workshop de alinhamento do resultado dos grupos e preparação de pitch.
Abertura e apresentação da dinâmica
Wilson Bricio – Presidente VDI Brasil
Eduardo Mazzaferro Ehlers – Direção de Graduação SENAC
Case ABIMAQ – a experiência 4.0
Debate grupo I
Debate grupo II
Wilson Bricio – Presidente VDI Brasil
Axel Zeidler – Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo
Quais são as megatendências do mercado que influenciam diretamente a revolução industrial? Quais as oportunidades para a recuperação da competitividade da indústria nacional?
Claudio Haddad – Presidente Conselho INSPER
Apresentação de case da EMBRAPA que é referência no Brasil e fora, de constante inovação e aplicação das mais avançadas tecnologias na agropecuária, contribuindo para o aumento da competitividade deste setor da indústria.
Maurício Antônio Lopes – Presidente EMBRAPA
A Alemanha é um dos países na vanguarda do processo de digitalização da economia e a indústria 4.0 já é uma realidade no país.
Onde estamos e para onde nos levará esta revolução industrial? Quais os avanços da indústria que ainda não percebemos e os verdadeiros impactos na economia? Quais as demandas da sociedade e da indústria e o que já existe nas fábricas alemãs?
Nils Macke – ZF Friedrichshafen
Uwe Schwartz – Volkswagen Wolfsburg
A indústria 4.0 ainda não é uma realidade para todos os países nem para todos os setores. Além de infra-estrutura e elementos de avanço tecnológico, os fatores humano e cultural também influenciam neste processo de evolução industrial.
Engenheiros responsáveis pela digitalização de fábricas em diversos países conversarão sobre os desafios e oportunidades da heterogenia na indústria ao redor do mundo.
Joao Carlos Zerbini – EMBRAER
Uwe Schwartz – Volkswagen Wolfsburg
Nills Macke – ZF Friedrichshafen
Moderação: Celso Placeres
Este módulo apresentará o resultado do workshop entre estudantes, representantes de empresas e universidades e/ou ICTIs.
Quem são e qual o perfil dos novos engenheiros? Quais as necessidades das empresas e como devem se preparar/adaptar as instituições de ensino?
Participantes do workshop a serem definidos no dia do evento
Engenheiros de diferentes áreas falarão sobre o processo de digitalização nos diversos setores da economia. Seus pontos de vista serão explorados enquanto profissionais e consumidores finais.
Rodrigo Demarch – Gerente de Qualidade de Vida Hosp. Osw. Cruz
André Salvador – Diretor da Fazenda Digital Bayer Cropscience
Deonísio Petry – Diretor Geral Figwall Brasil
Thomas Diepenbruck – Gerente de Engenharia e Inovação HTB Engenharia e Construção
Após uma breve apresentação introdutória, os participantes do painel responderão perguntas enviadas pelo público e selecionadas pelo moderador.
Qual o estágio da indústria brasileira e medidas necessárias para que as empresas estejam preparadas para a próximas revolução industrial? Quais as ações prioritárias para o desenvolvimento da indústria e o que já está sendo feito? Em que áreas o Brasil pode efetivamente contribuir e se beneficiar? Quais as oportunidades de cooperação entre Brasil e a Alemanha?
Warm-up: a indústria 4.0 no Brasil em dados
Jefferson Gomes de Oliveira – ITA e SENAI SC
Cristina Palmaka – Presidente SAP Brasil
João Fernando Gomes de Oliveira – EESC
Moderação: Wilson Bricio
Ao término dos debates será feita a outorga do Prêmio VDI Brasil – destaque da engenharia 2016.
[getsocial app=”sharing_bar”]
Informações
“As inscrições online estão encerradas, caso queira participar, será possível realizar sua inscrição no local do evento.”
Realização

Apoio Organizacional

Patrocinador Diamante

Apoio Educacional

Patrocinadores Ouro













Apoio Institucional



























Assessoria de Imprensa
