(+55 11) 4210-4730 – Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha

Biblioteca

Inovação social é o novo paradigma do capitalismo

min de leitura

No mundo da inovação sustentável, eu só acerto se você acertar. Eu só ganho se você ganhar.

Desde início do capitalismo, no século XIII, com a modificação do setor produtivo e das relações de trabalho, a transição do feudalismo ao comercial, é dito que a visão de todo negócio é o lucro, o que, sem dúvidas, é essencial para que o negócio cresça.

Mas, de que adianta ter lucro e não ter valor? A inovação social chega como uma alternativa, uma vez que busca trazer soluções mais justas e eficientes para os desafios socioambientais. É uma forma de criar estratégias, conceitos e organizações que visem às necessidades sociais de todos os tipos, desde condições de trabalho, educação, desenvolvimento de comunidade e saúde.

Tentando esclarecer ainda mais, é uma solução mais efetiva, eficiente, sustentável e até mesmo mais justa do que as soluções existentes, uma vez que o objetivo é beneficiar a sociedade como um todo e não apenas alguns.

É a lógica do frescobol, ao invés do tênis. Enquanto em um eu obtenho prazer por meio de sua dor, no outro eu só acerto se você acerta. É um trabalho em equipe, é pensar no sucesso do próximo. É a lógica sustentável a longo prazo, a lógica de prosperidade do futuro.

A inovação social está agregada a ações privadas, governo, organizações não governamentais e sem fins lucrativos, e sociedade civil organizada. Silvio Bitencourt da Silva, diretor do SENAI/SC e professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, enfatiza o auxílio à diminuição de desigualdade. “No Brasil, entretanto, é no campo do empreendedorismo social que há esforços voltados para a redução das desigualdades de renda e inclusão dos menos favorecidos ou marginalizados. Há também, no Brasil, alguns Living Labs que emergem como um meio para a inovação social”.

Uma das precursoras sobre o tema da inovação social, Julie Cloutier, pesquisadora ligado ao CRISES – rede formada por universidades de Quebec, no Canadá, que são destaque no assunto, destaca a necessidade de identificar critérios para reconhecer uma inovação social: algo inovador no dado contexto, contribuintes dispostos a assumirem riscos, impactar as políticas sociais em nível nacional ou local, qualidade da parceria entre contribuintes e participação da população envolvida.

Segundo Cloutier, “de um modo geral, é insatisfatório, uma situação que provavelmente se manifestará em diversos setores da sociedade. Inovação social responde às comunidades. É definida por uma ação e mudança duradoura. Destinada a desenvolver o indivíduo, o lugar onde vive ou a empresa. Fazendo isso, a inovação social não leva a uma forma particular. É também processual, organizacional ou institucional”.

Pensando em unir dois projetos que se relacionavam com o Crowdfunding (plataforma de financiamento coletivo), 2011, Daniel Weinmann, Diego Reeberg, Luís Otávio Ribeiro e os irmãos Rodrigo e Thiago Maia, se juntam para introduzir o primeiro projeto da categoria no Brasil, o Catarse. De acordo com Luís, “a missão do projeto é dar oportunidade de boas ideias se tornarem viáveis. Buscar um destaque é deixar de lado o que a Internet tem de mais incrível: a possibilidade de todos serem destaque”.

O processo de desenvolvimento social decorrente da multiplicidade da atuação profissional e amplo envolvimento de recursos humanos dos engenheiros é profundamente mecanicista e focado na apresentação de soluções eminentemente técnicas.

O profissional deve estar apto a identificar a diversidade de variáveis que compõem o problema que se pretende solucionar, interligar as ferramentas disponíveis, criar novas, se for o caso, e direcionar os esforços, a fim de que obtenha resultados de uma coesão social, unindo desenvolvimento tecnológico como aliado, e não como premissa para sua ação.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nossa revista “Engenhando a Sociedade Digital”: https://info.vdibrasil.com/revista-engenharia-brasil-alemanha-outubro-2018

 

Leia Também

Principais tendências tecnológicas estratégicas do Gartner para 2024

Ecodesign – pensar de forma sustentável de A a Z

As cortinas subaquáticas podem impedir o derretimento das geleiras?

Ferramentas de IA que ajudam no trabalho do engenheiro

Principais tendências tecnológicas estratégicas do Gartner para 2024

Ecodesign – pensar de forma sustentável de A a Z

As cortinas subaquáticas podem impedir o derretimento das geleiras?

Ferramentas de IA que ajudam no trabalho do engenheiro

Recuperar senha